Águas subterrâneas

Emersão de águas subterrâneas.

A água ocupa grande parte do planeta Terra, esse recurso é indispensável para a manutenção de toda forma de vida existente. Em nosso planeta, a água pode ser encontrada de diversas maneiras na natureza (rios, lagos, oceanos, calotas polares, atmosfera e no subsolo) e em três estados físicos (líquido, gasoso e sólido).

A maioria da água doce contida na natureza se encontra no subsolo. Os aqüíferos, juntamente com os rios, fornecem água para o consumo humano e também para os animais (domésticos e silvestres). A água é usada pelo homem para realizar a higiene corporal, residencial, além de servir para cozinhar os alimentos, beber e realizar atividades industriais.


No subsolo, a água se encontra em duas camadas. A primeira camada recebe o nome de zona não-saturada, nela se encontra oxigênio e água entre as rochas e solos. A segunda recebe o nome de zona saturada. Nesse caso, as lacunas dispostas entre os elementos rochosos se encontram repletas de água.

Sobre as águas subterrâneas existem dois tipos básicos de lençóis: freático e artesiano. O primeiro se encontra na zona não-saturada, próximo da superfície, fator que facilita a extração pelo homem e também a contaminação. Já as reservas de água dos lençóis artesianos se acumulam em camadas profundas do subsolo, fazendo com que sua extração seja mais difícil. O lençol artesiano está na zona saturada, por isso, para a realização de sua extração, é necessária a construção de poços artesianos, pois a água se encontra armazenada por debaixo de rochas, as quais devem ser atravessadas.

Por: Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

William Shakespeare
Quadriláteros
OMC: Organização Mundial do Comércio
Grécia Antiga: Período Clássico
Todas as vídeo aulas

Versão completa