Água

Água: a maior riqueza natural

A água em sua forma líquida.A água é uma substância líquida, incolor, inodora e insípida. A partir de tal substância, que também pode ser encontrada sob as formas sólida e gasosa quando é submetida a diferentes estados físicos, surgiram as primeiras formas de vida.

É encontrada em quase toda a superfície do planeta numa proporção de 3:4, sendo que 97% da quantidade de água existente é salgada e apenas 3% da quantidade de água é doce. A maior parte da água doce está concentrada em calotas polares e em geleiras, pois somente 0,01% da água estão em rios e lagos.


A água obedece a um ciclo que se inicia com a evaporação dos lagos, rios e oceanos que formam as nuvens e após estarem sobrecarregadas liberam a água na terra. Ao chegar a terra, a água se infiltra no solo e alimenta nascentes, lagos, oceanos e plantas. A água caída nas nascentes, lagos e oceanos voltam a se evaporar originando o ciclo que não aumenta e nem diminui a quantidade da água.

Para o consumo, a água deve passar por um processo de tratamento para que sejam retirados transmissores de doenças. Nesse processo, a água recebe sulfato de alumínio que faz com que as impurezas se transformem em flocos pesados que, ao passarem por alguns processos, seguem para o fundo do tanque de tratamento.

A próxima fase do tratamento consiste em colocar a água sobre tanques contendo seixos, areia e carvão mineral que absorvem pequenas impurezas que sobreviveram aos processos anteriores. Nessa fase a água parece estar limpa, mas ainda precisa ser tratada para retirar os germes nocivos à saúde utilizando cloro líquido, cloro gasoso, ozônio e outras formas.

De forma opcional, após o tratamento pode ser inserido fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em determinada quantidade, além de adicionar cal hidratada ou carbonato de sódio para corrigir o pH da água.

Por: Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Análise literária: "Ensaio sobre a cegueira"
Artrópodes
Energia de ligação
Leis de Newton no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa