Sistema circulatório das aves

O coração das aves é dotado de quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos)

As aves são animais com sistema circulatório fechado, duplo e completo. No sistema circulatório fechado, o sangue desses animais circula somente no interior de vasos; no sistema de circulação dupla, o sangue das aves passa duas vezes pelo coração; e no sistema circulatório completo, o sangue arterial não se mistura com o sangue venoso.

O coração das aves apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) que se encontram totalmente separadas. O sangue venoso (rico em gás carbônico) proveniente do corpo do animal é levado até o átrio direito através de veias; enquanto que o sangue arterial (rico em oxigênio), proveniente dos pulmões, chega ao átrio esquerdo. Através de sístoles simultâneas, o sangue dos dois átrios é impulsionado para os respectivos ventrículos (átrio direito para o ventrículo direito; e átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo). De cada ventrículo, o sangue é impulsionado para as artérias.

A artéria que se liga ao ventrículo direito é a artéria pulmonar e é por ela que o sangue venoso chega até os pulmões, sendo que a artéria que está ligada ao ventrículo esquerdo é a artéria aorta, que leva sangue arterial para todos os órgãos e tecidos do corpo do animal.

O sistema circulatório das aves se assemelha ao dos mamíferos, com pequenas diferenças, por exemplo: as hemácias das aves são dotadas de núcleo e com formas ovais, enquanto que as hemácias nos mamíferos são desprovidas de núcleo (anucleadas) e de formato arredondado. Outra diferença é que, nas aves, a artéria aorta que sai do ventrículo esquerdo é voltada para a direita, enquanto que nos mamíferos, a artéria aorta está voltada para a esquerda.

O fato de as aves possuírem circulação dupla e completa dá a esses animais uma maior disponibilidade de oxigênio e, consequentemente, uma maior disponibilidade de energia para que o animal consiga alçar voo e também para que ele mantenha sua temperatura corporal constante (homeotermia).

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Matemática básica para mandar bem no Enem
Expansão Territorial no Brasil Colônia
Nomenclatura dos Ácidos
Movimento circular uniformemente variado
Todas as vídeo aulas

Versão completa