Câncer

O câncer é definido como um conjunto de várias doenças que apresentam em comum o fato de ocorrerem em virtude do aumento descontrolado de células, as quais formam tumores.

O câncer caracteriza-se pela multiplicação de células de maneira descontrolada

O câncer, diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, é um nome dado não só a uma doença, mas, sim, a mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento incontrolável de células. Essas células multiplicam-se e acumulam-se, formando tumores, que, no caso do câncer, recebem o nome de neoplasias malignas.

Uma célula passa a multiplicar-se de maneira descontrolada quando ocorrem mutações em seu material genético, mais precisamente nos chamados proto-oncogenes. Esses genes estão relacionados com o crescimento celular e, quando sofrem mutações, são formados os oncogenes, que causam o crescimento descontrolado e formam tumores. Além da ativação de proto-oncogenes, a malignização pode acontecer pela inativação de genes supressores de tumor, que estão relacionados com o retardamento da divisão celular.

A multiplicação exagerada da célula faz com que ela invada os tecidos vizinhos e, algumas vezes, atinja os vasos sanguíneos e linfáticos, espalhando-se por todo o corpo. Quando o câncer espalha-se para tecidos diferentes daquele que o originou, dizemos que está ocorrendo metástase.


O que causa o câncer?

O câncer pode surgir em decorrência de diferentes causas, as quais podem ser externas ou internas. No que diz respeito às causas internas, geralmente nos referimos a fatores genéticos que causam o desenvolvimento de tumores, sendo raros os casos em que esse fator não possui relação com o meio. As causas externas, por sua vez, relacionam-se com os hábitos de vida, bem como alimentação e exposição a produtos químicos, como uso do cigarro.

Acredita-se que mais de 80% dos cânceres estejam associados a fatores externos ao nosso organismo. Assim sendo, é fundamental cuidar da alimentação, não fazer uso de produtos que são reconhecidamente cancerígenos e expor-se menos ao sol, lembrando-se sempre dos momentos adequados de exposição.


Quais são os tipos de câncer com maior incidência no país?

Existem diferentes tipos de câncer, e alguns ocorrem com maior frequência que outros na população. O tipo de câncer mais frequente no Brasil é o câncer de pele não melanoma, que corresponde a cerca de 30% de todos os tumores no país. Já o câncer de mama é o mais comum em mulheres depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de próstata é o mais comum em homens após o câncer de pele não melanoma.


Existe cura para o câncer?

Cada câncer comporta-se de uma maneira, sendo assim, o tratamento varia de uma pessoa para outra. Os métodos mais convencionais são:

  • Cirurgia: nesse tipo de tratamento, os tumores são retirados cirurgicamente;

  • Radioterapia: utiliza-se radiação para diminuir o tumor e evitar a multiplicação exagerada das células;

  • Quimioterapia: são utilizados medicamentos para combater o câncer, destruir as células e impedir que se espalhem por todo o organismo;

  • Transplante de medula óssea: tratamento realizado para tipos de câncer que afetam as células sanguíneas.


Qual é a diferença entre um tumor maligno e um tumor benigno?

Quando falamos em tumores malignos, referimo-nos ao câncer que forma tumores com células agressivas, que se multiplicam de maneira incontrolável. Quando falamos de um tumor benigno, por sua vez, estamos falando de células que se multiplicam de forma muito lenta e que as células filhas são muito semelhantes ao tecido que as originou.

Atenção: Toda doença, se descoberta de maneira precoce, apresenta maiores chances de tratamento. Procure sempre seu médico!

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Como resolver questões de triângulo equilátero no Enem?
Atentados de 11 de setembro
Equação de Clapeyron
Descartes e o Racionalismo
Todas as vídeo aulas

Versão completa