Café

O café é um produto consumido em todo o mundo, sendo obtido de uma planta natural da Etiópia. Os grãos de café são utilizados, principalmente, na confecção de bebidas e apresentam efeito estimulante devido à cafeína. O Brasil se destaca como maior produtor e exportador de café em nível mundial. Dentre os estados brasileiros que mais produzem café, podemos destacar Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Leia também: A origem do café – lendas relatam que a bebida surgiu no século VI

Aspectos botânicos do café

O cafeeiro é uma planta da família Rubiaceae, pertencente ao gênero Coffea. Existem diferentes espécies de cafeeiro, sendo a mais importante a Coffea arabica, a qual corresponde por mais da metade da produção mundial. O café arábica, como é conhecida essa espécie, apresenta um sabor adocicado e um odor característico, sendo consumido puro ou misturado com cafés de outras espécies.

O café arábico é um arbusto que pode atingir quatro metros de altura. Essa planta apresenta folhas de coloração verde-escuro com formato ovalado ou sublanceolado e com bordos ondulados. Apresenta inflorescências do tipo glomérulos, e suas as flores são hermafroditas. Os frutos são ovoides, têm coloração vermelha ou amarela e, geralmente, duas sementes achatadas (grãos de café). Essa espécie é geneticamente diferente de outras, uma vez que possui quatro conjuntos de cromossomos, sendo, portanto, tetraploide.

O cafeeiro é uma planta da família Rubiaceae.

Consumo do café

O cafeeiro produz um fruto com sementes chamadas grãos de café, as quais são utilizadas, principalmente, na produção de bebidas. O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o planeta devido, entre outras características, a seu aroma e propriedade estimulante.

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais agitadas ao comerem pequenos frutos vermelhos. O pastor, então, consumiu os frutos e verificou que ficava mais atento e disposto com isso. Após essa descoberta, a notícia foi se espalhando e várias pessoas passaram a consumir o famoso fruto. Algumas delas começaram a misturar água quente com o fruto para fazer uma bebida, dando origem ao nosso famoso café.

Atualmente, o cafeeiro não é usado apenas na produção do café, mas também como matéria-prima na produção de fármacos, cosméticos, biomassa para produção de energia, fertilizantes e alimentos para animais.

Benefícios do café

O consumo de café traz vários benefícios à saúde.

O café apresenta uma série de benefícios, sendo o mais conhecido deles o efeito estimulante devido à presença de cafeína. Essa substância melhora a capacidade cognitiva, aumenta o estado de alerta, a capacidade de concentração, e reduz a sonolência e também o cansaço.

Se consumida de maneira moderada, a cafeína não provoca danos à saúde, porém o consumo exagerado pode provocar sintomas indesejáveis, como insônia, ansiedade, tremores, dores de cabeça e até taquicardia. Algumas pessoas são mais sensíveis a essa substância e, mesmo em doses baixas, podem ter sintomas desagradáveis.

O café, no entanto, não apresenta apenas cafeína em sua composição, havendo uma série de outros compostos importantes. Outras substâncias que podem ser benéficas a nossa saúde e estão presentes no café são os sais minerais, vitaminas, aminoácidos e ácidos clorogênicos. Vale salientar que algumas substâncias presentes no café podem ser destruídas a depender do tempo em que os grãos são submetidos à torra.

Atualmente vários estudos têm sido realizados a fim de se conhecer melhor os benefícios e malefícios do café. Em relação à doença de Parkinson, por exemplo, estudos sugerem que o consumo de café está inversamente associado ao risco de desenvolver o problema, principalmente em homens. Pesquisas sugerem também uma associação inversa entre o consumo de café e o risco de suicídio. A maioria das análises indica que o consumo de café parece reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo II.

O café também apresenta papel protetor no que diz respeito ao desenvolvimento de cirrose hepática e Alzheimer. Além disso, ele está relacionado com a prevenção contra alguns tipos de câncer. Não podemos deixar de citar também que vários estudos sugerem que o consumo de café promove a perda de peso devido ao aumento da termogênese, efeito que parece ser promovido pela cafeína.

O café, no entanto, não pode ser consumido por todas as pessoas, sendo desaconselhado em algumas situações. Em pessoas com úlcera ou gastrite em atividade, não é recomendado o consumo do café por estimular a secreção ácida e a pepsina no estômago.

Outro problema em relação ao café diz respeito à absorção de ferro, pois ele atua reduzindo a absorção desse mineral, sendo uma situação preocupante, principalmente em pessoas que apresentam sua carência. Estudos relacionam, ainda, a cafeína como indutor da osteoporose.

Leia também: Cafeína - estimulante da parte central do sistema nervoso e pode causar dependência

Dia do Café

O café é uma bebida tão apreciada no Brasil e no mundo que é possível comemorar sua existência três vezes ao ano. O Dia Mundial do Café é comemorado no dia 14 de abril. O Dia Nacional do Café, por sua vez, é comemorado no dia 24 de maio. Por fim, temos o Dia Internacional do Café, comemorado dia 1º de outubro. Aproveite todas as datas e celebre a existência dessa bebida tão saborosa e cheia de benefícios.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

João Cabral de Melo Neto
Células da glia
Movimento circular uniformemente variado
Democracia
Todas as vídeo aulas

Versão completa