Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas é conhecida como uma data presente no calendário litúrgico dos cristãos e que é estabelecida como marco balizador da Quaresma. Essa data encerra o Carnaval e marca o início da Quaresma, sendo observada por católicos, luteranos, anglicanos e outras denominações do cristianismo. Nesse dia realiza-se o ritual de imposição de cinzas.

Acesse também: Vaticano, a sede do cristianismo católico

O que é a Quarta-feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas é uma data presente no calendário litúrgico do cristianismo, ela marca o encerramento do Carnaval e, consequentemente, o início da Quaresma. Esta última marca o início do período de preparação e antecipação da Páscoa. A Quarta-feira de Cinzas é observada em diversas denominações cristãs, como o catolicismo, o anglicanismo, o luteranismo.

A Quarta-feira de Cinzas marca o encerramento do Carnaval e o início da Quaresma.
A Quarta-feira de Cinzas marca o encerramento do Carnaval e o início da Quaresma.

É comum que missas celebrando a Quarta-feira de Cinzas ocorram, e um ritual muito tradicional, como veremos, acontece nesse dia. O encerramento do Carnaval com a Quarta-feira de Cinzas coloca fim no período de celebrações tidas como carnais, afinal, o Carnaval é comumente conhecido como a festa da carne.

Com o fim do Carnaval, inicia-se um período que tem uma característica diferente: a de conservação de uma vida religiosa, santa e devota. Esse é o momento da Quaresma, o tradicional período de 40 dias que antecede a Páscoa e que deve ser observado mediante a realização de penitências, tais quais o jejum e obras de caridade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Missa de Quarta-feira de Cinzas

Durante a Quarta-feira de Cinzas, acontece a missa que é muito conhecida pelo ritual de imposição de cinzas. Esse ritual tem todo um simbolismo que faz sentido dentro daquilo que acreditam os cristãos.

O ritual de imposição de cinzas é uma das tradições da Quarta-feira de Cinzas.[1]
O ritual de imposição de cinzas é uma das tradições da Quarta-feira de Cinzas.[1]

A imposição de cinzas, dentro do que acreditam os cristãos, simboliza o caráter transitório dos seres humanos na Terra, pois o pó relembra o que se torna o corpo humano depois da morte. Sendo assim, acreditam os cristãos, a mortalidade do ser humano é encarada como um fator pelo qual ele deve buscar a graça de Deus. A participação dos fiéis nesse ritual denota exatamente essa devoção.

Sua origem é bastante nebulosa, mas acredita-se que tenha surgido baseado em tradições orientais que foram absorvidas pelo cristianismo durante a existência da Igreja primitiva. Especula-se que a prática se consolidou como um ritual da Quarta-feira de Cinzas em algum momento da Idade Média.

As cinzas usadas na imposição não são quaisquer cinzas, mas as que foram obtidas da queima dos ramos usados na missa de Domingo dos Ramos do ano anterior. Esse é o dia que marca o início da Semana Santa dentro da tradição cristã. Os ramos queimados, ainda, são abençoados com água benta, e as cinzas obtidas da queima recebem aromatizantes.

Somente o padre pode realizar a imposição de cinzas, e, durante o ritual, ele faz o desenho de uma cruz na testa do fiel. A Igreja pede aos fiéis que vão para a missa de Quarta-feira de Cinzas em jejum.

Crédito das imagens

[1] Zvonimir Atletic e Shutterstock

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

Corpus Christi

Acesse este link do Alunos Online e tenha acesso a importantes informações sobre uma celebração, conhecida como Corpus Christi, que faz parte do calendário do catolicismo. Veja neste texto o significado da festa, quando se celebra e entenda como ocorreu a criação dessa comemoração no século XIII.

História da Páscoa

Conheça a História da Páscoa e sua importância para a cultura ocidental!

História do Carnaval

Conheça alguns aspectos da história do Carnaval. Veja de que forma as comemorações mudaram com o decorrer do tempo no Brasil e no mundo.

Idade Média

Período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente e a tomada de Constantinopla.

Natal

Clique aqui para ver detalhes sobre o Natal, festividade cristã comemorada no dia 25 de dezembro. Saiba quais são seus símbolos e práticas! Aprenda sobre sua origem.

Quaresma

Acesse o texto e amplie o que sabe da Quaresma. Entenda o que é essa prática do cristianismo, e saiba quando ela surgiu.