Variedade de utilização dos Sais Inorgânicos

Cloreto de sódio
Cloreto de sódio

Os sais são compostos iônicos que em solução aquosa sofrem dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.

Características dos Sais: são sólidos, conduzem corrente elétrica quando estão em solução, têm sabor salgado e reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais.

Muitos assimilam a palavra sal apenas ao popular cloreto de sódio (sal de cozinha), mas na verdade existe uma infinidade de outros sais que utilizamos diariamente sem percebermos. Principais sais e suas utilizações:

Sais derivados do Cloro:

- Cloreto de sódio (NaCl): Esse sal é intensamente usado na alimentação e também na conservação de certos alimentos, além disso, é um dos componentes do soro fisiológico, usado no combate à desidratação;

- Cloreto de amônio (NH4Cl): Acidificante do tubo digestivo.

Sais derivados do Carbono:

- Carbonato de Cálcio (CaCO3): Componente do mármore, é usado na confecção de pisos, pias, etc. O carbonato de cálcio (calcário) é também empregado na fabricação do vidro comum e do cimento;

- Bicarbonato de sódio (NaHCO3): é usado em medicamentos que atuam como antiácidos estomacais. É também empregado como fermento na fabricação de pães, bolos, etc., uma vez que libera gás carbônico aquecido, o gás carbônico permite o crescimento da massa. É, ainda, usado para fabricar extintores de incêndio de espuma;

- Carbonato de amônio (NH4)2CO3: Expectorante;

- Carbonato de lítio (Li2CO3): Antidepressivo.

Sais derivados do Nitrogênio:

- Nitrato de Sódio (NaNO3): Conhecido como salitre do Chile, esse sal é um dos adubos (fertilizantes) nitrogenados mais comuns;

- Nitrato de potássio (KNO3): Germicida para olhos de recém nascidos.

Sais derivados do Flúor:

- Fluoreto de Sódio (NsF): É um sal usado na fluoretação da água potável e como produto anticárie, na confecção de pasta de dente;

- Fluoreto de estanho II (SnF2): Fortalecimento do esmalte dental.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Bases

Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação iônica liberando o ânion OH-.

Bicarbonato de Sódio

Descubra qual é a fórmula química do bicarbonato de sódio e quais são as suas aplicações no cotidiano, como em antiácidos e em fermentos químicos.

Cloreto de sódio

Conheça a formação do cloreto de sódio ou sal de cozinha, suas aplicações, formas de obtenção e efeito sobre o organismo.

Fórmulas dos sais

Aprenda a escrever corretamente as fórmulas dos sais inorgânicos, além de conferir como determinar as cargas dos íons simples e compostos.

Nomenclatura dos Sais

A nomenclatura dos sais obedece a seguinte regra: nome do ânion + de + nome do cátion.

Por que o diamante é duro e o sal não, sendo que ambos são cristais?

Se os diamantes são apenas cristais e o sal (cloreto de sódio) também, por que os diamantes são duros e o sal não? Descubra a resposta lendo esse texto.

Propriedades dos sais inorgânicos

Conheça as propriedades características dos sais inorgânicos, tais como pontos de fusão e ebulição, estado físico e condutividade elétrica.

Química do creme dental

Descubra a constituição química do creme dental e como ele consegue realizar o combate anticárie, antitártaro, antiplaca bacteriana e ainda ajuda no clareamento dos dentes.

Reações de Neutralização

A reação de neutralização ocorre quando misturamos uma solução aquosa de um ácido e de uma base, obtendo uma solução aquosa de um sal.

Sais

Os sais têm sabor salgado e possuem a propriedade de conduzir corrente elétrica quando estão em solução.

Sais Orgânicos Derivados de Ácidos Carboxílicos

Os sais orgânicos são originários da substituição do hidrogênio do grupo carboxila de um ácido carboxílico por um cátion de um metal ou amônio.

Solubilidade dos sais

Clique para entender tudo a respeito da solubilidade dos sais!