Solutos

Solutos, solventes e soluções... Como diferenciá-los? Entende-se por solução uma mistura homogênea, como por exemplo, a solução salina. Se você mistura sal à água de forma que todo o sal se dissolva, você terá a mesma composição em qualquer parte do líquido, ou seja, qualquer fração que você tomar estará salgada. Dizemos neste caso, que a água é o solvente e o sal, o soluto.

Mas nem sempre uma solução se apresenta na forma líquida, pois podemos ter soluções gasosas. A nossa própria atmosfera é um exemplo, ela é composta pela mistura de gases. Mas o que é o solvente neste caso? Obviamente que um gás, mais precisamente o oxigênio que se faz presente em 79% da composição atmosférica. O restante classifica-se como soluto: oxigênio, dióxido de carbono e outros gases.

E soluções sólidas, existem? Sim, as ligas metálicas são uma ótima demonstração. O que se conhece por bronze, nada mais é, do que uma mistura sólida dos metais - zinco e cobre. E até o próprio ouro encontra-se em solução com outros metais na forma de ligas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Soluções são misturas homogêneas?

Soluções são misturas homogêneas?

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Propriedades Coligativas

As propriedades coligativas são estudadas quando se adiciona um soluto não volátil em um solvente, alterando algumas de suas propriedades físicas.

Saturação das Soluções

Quanto à saturação ou solubilidade do soluto no solvente, existem três tipos de soluções: insaturada, saturada e supersaturada.

Condutividade Elétrica das Soluções

As soluções que conduzem eletricidade são chamadas de iônicas ou eletrolíticas, e as que não conduzem são chamadas de moleculares.

Estados Físicos das Soluções

Além das soluções líquidas, que são as mais comuns, existem também soluções sólidas e gasosas.

Gráfico das Curvas de Solubilidade

As curvas de solubilidade podem ser construídas se o coeficiente de solubilidade do soluto a diferentes temperaturas for conhecido.

Concentração em quantidade de matéria ou em mol/L

Aprenda o conceito, a fórmula matemática e como aplicar a concentração em quantidade de matéria (também chamada de concentração molar e molaridade).

Concentração em mol/L de íons

Aprenda como determinar a concentração de íons presentes em uma solução iônica, em quantidade de matéria ou em mol/L.

Título ou porcentagem em massa

O que é título? Em que ele se diferencia da porcentagem em massa? Como calculá-lo? Qual a sua aplicação no cotidiano? Descubra essas e outras questões neste texto.

Ligas Metálicas

Veja as aplicações, propriedades e exemplos de ligas metálicas, isto é, misturas de substâncias cujo componente principal é um metal.

Análise Volumétrica

Veja a definição de análise volumétrica e descubra qual é a análise mais utilizada em laboratórios e em indústrias de médio e pequeno porte.

Concentração em Partes por Milhão (ppm)

Entenda como a concentração das soluções é medida em ppm (partes por milhão) e como realizar cálculos envolvendo essa grandeza.

Diluição de Soluções

Entenda como é feita a diluição de soluções químicas e como é possível calcular a concentração final da solução diluída.

Mistura de soluções sem reação química

Aprenda a calcular a concentração quando se realiza uma mistura de soluções sem reação química de solutos iguais ou diferentes.

Coeficiente de solubilidade

Entenda a definição de coeficiente de solubilidade e quais são os fatores que interferem no seu valor.

Cálculo crioscópico

Clique e aprenda a utilizar as fórmulas destinadas à resolução do cálculo crioscópico!

Solubilidade

Entenda de uma vez por todas a solubilidade, isto é, a quantidade de soluto dissolvida em um solvente. Clique!

Concentração de uma Solução

Quais são as formas da concentração de uma solução.

Solubilidade das vitaminas

Conheça as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis.