Quando as moléculas são dissolvidas em qualquer líquido ou até mesmo na água, elas se transformam em solução. As moléculas dissolvidas recebem o nome de soluto, e o líquido que as dissolve é chamado de solvente. A quantidade de soluto dissolvida em uma quantidade de solvente é chamada de concentração da solução. Quanto maior for a quantidade de soluto dissolvido em um solvente maior será a concentração da solução.
As soluções então se classificam de duas maneiras: diluídas ou concentradas. Para melhor explicar utilizaremos como referência o décimo de mol (0,1 mol) de soluto diluído em um litro de solução:
Soluções diluídas: a quantidade de soluto na solução é pequena, possui 0,1 mol por litro.
Soluções concentradas: a massa de soluto é superior à 0,1 mol por litro, ou seja, a quantidade de soluto é maior do que na solução diluída.
Quando duas soluções têm a mesma concentração, elas recebem os seguintes nomes: isotônicas ou isosmóticas. Quando é diferente a concentração, a menos concentrada recebe o nome de hipotônica ou hiposmótica e a mais concentrada chama-se hipertônica ou hiperosmótica.