Provas do Enem 2021 são encerradas neste domingo (28)

Durante cinco horas, participantes deverão responder 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Por: Silvia Tancredi
26/11/2021 07h00
Provas do Enem 2021 terminam às 18h30
Provas do Enem 2021 terminam às 18h30

Os inscritos no Enem 2021 realizam as provas do segundo dia no próximo domingo, 28 de novembro. Assim como no primeiro dia, o exame educacional começa às 13h30, mas encerrará meia hora mais cedo, às 18h30.

As provas serão aplicadas nos mesmos endereços do primeiro dia. A recomendação é chegar mais cedo para evitar aglomerações. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Novamente, os estudantes devem seguir as orientações de prevenção à Covid-19 no Enem 2021.

Os participantes devem levar documento oficial com foto, caneta esferográfica transparente com tinta preta, máscara de proteção facial e algum alimento e água.

Provas

As provas do segundo dia do Enem 2021 serão formadas por 45 questões objetivas de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza, que abrange as disciplinas de Biologia, Química e Física.

Relembre os principais temas:

Assuntos de Matemática que mais caem no Enem 

Veja o que é mais cobrado de Biologia no Enem

Confira os temas de Física para o Enem

Leia os principais assuntos de Química para o Enem

Correção comentada

Assim como no primeiro dia, o Prepara Enem fará a correção comentada do 2º dia de provas do Enem 2021 de forma gratuita e em tempo real. As respostas serão publicadas após o fim da aplicação do exame educacional.

A correção comentada, que ocorrerá em parceria com o Poliedro Educação, será divulgada nesta página e nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

Tópicos deste artigo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1ª dia do Enem 2021

As provas do primeiro dia do Enem contaram com uma redação e 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas.

O tema da redação do Enem 2021 foi: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Estudantes e professores comentaram que o assunto foi surpreendente.

Confira a correção comentada do 1º dia do Enem 2021

As demais provas foram consideradas mais clássicas. Especialistas elogiaram o Enem por ter abordado temas sociais e ligados a minorias. Houve perguntas sobre escravidão, povos indígenas e refugiados. 

Outro destaque do primeiro dia de provas do Enem foi a referência a músicos e cantores nacionais em diversas questões. Foram citados Gonzaguinha, Chico Buarque, Nelson Sargento e Abel ferreira. A pergunta sobre a canção de Zé Ramalho, relembrando a peleja do diabo com o dono do céu, também ganhou os holofotes.

O ministro do Ministério da Educação (MEC), Milton Ribeiro, informou que dos mais de 3 milhões de inscritos no Enem, 26% faltaram às provas. O número de ausentes foi considerado abaixo por ser uma pandemia.

Resultado

Os gabaritos das provas do Enem 2021 devem sair no dia 1º de dezembro. Já a data do resultado ainda não foi divulgada.

Com as notas do Enem em mãos, os participantes podem concorrer a vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), e financiar os estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Mais informações nos editais, pelo site do Inep e pelo 0800 616161.

Artigos relacionados

Resultado do Enem 2021 é antecipado

O Inep antecipou para hoje (9) o resultado do Enem 2021. Notas eram esperada para sexta-feira, 11 de fevereiro.