Gráfico da Função do 1º Grau

Na Matemática, consideramos função como uma relação de dependência entre duas grandezas. As relações que envolvem crescimentos e decrescimentos lineares são representadas por uma função do 1º grau do tipo y = ax + b, com a e b números reais e b ≠ 0. Nessa função, os pares ordenados (x, y) são denominados domínio e imagem respectivamente. A representação desse modelo de função no plano cartesiano é dada por uma reta crescente ou decrescente. A posição da reta no plano depende do valor do coeficiente angular a, caso ele seja positivo (a > 0), a reta é crescente; e se for negativo (a < 0), a reta é decrescente. O coeficiente representado por b é denominado linear e indica em que ponto do eixo y (ordenada) a reta passa.

O gráfico da função é construído no plano de coordenadas cartesianas, onde cada valor de x (eixo das abscissas) possui uma representação em y (eixo das ordenadas).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Função do 1º grau crescente – (a > 0)

A função y = 2x + 5 é representada por uma reta crescente, pois o coeficiente angular é positivo, possuindo valor igual a 2. Veja o gráfico:




Na função crescente, à medida que os valores de x aumentam, os valores de y também aumentam; ou à medida que os valores de x diminuem, os valores de y diminuem.


Função do 1º grau decrescente – (a < 0)

A função y = –2x +3 é representada por uma reta decrescente, pois o coeficiente angular é negativo, possuindo valor igual a –2. Veja o gráfico:






Na função decrescente, à medida que os valores de x aumentam, os valores de y diminuem; ou, à medida que os valores de x diminuem, os valores de y aumentam.


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

A reta como gráfico da função

A reta como gráfico da função

Por: Marcos Noé

Artigos relacionados

Função do 1º Grau

Clique aqui e aprenda a calcular e representar graficamente uma função do 1º grau.

Domínio, contradomínio e imagem

Clique e descubra o que são domínio, contradomínio e imagem e obtenha exemplos da utilização desses três conjuntos numéricos em funções.

Função

Noções de funções, lei de formação.

Função Exponencial

Clique aqui e aprenda a definição e a classificação de uma função exponencial!

Plano Cartesiano

Clique aqui e aprenda a localizar pontos no plano cartesiano!

Funções bijetoras

Clique para aprender o que é uma função injetora, regra matemática que é injetora e sobrejetora ao mesmo tempo.

Função composta

Clique e aprenda o que é uma função composta, conheça sua definição formal e obtenha exemplos do uso da composição de funções.

Construindo o Gráfico de uma Função

Construção de gráficos de funções matemáticas.

Gráfico da Função do 2º Grau

Condições do gráfico de uma função do 2º grau.

Gráfico da Função Exponencial

Gráfico da exponencial crescente e decrescente.