O Segundo Império Babilônico

Com a destruição de Nínive, surgiu novamente o Império Babilônico, que foi intitulado pela história de Segundo Império Babilônico, de 604 a 561 a.C. O sucessor do rei Nabopalassar, seu filho Nabucodonosor, tentou restaurar a época de Hamurábi. Reconstruiu a cidade da Babilônia, construiu templos para vários deuses, especialmente o de Marduque, e cercou a cidade com uma enorme muralha.

Assim, a cidade da Babilônia retomou seu esplendor e tornou-se o maior centro comercial e cultural do Oriente Médio. A beleza da cidade era famosa, por conta dos chamados Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Os jardins foram construídos em terraços superpostos de onde nasciam flores e árvores exóticas.

Ainda no reinado de Nabucodonosor, ele capturou e escravizou o povo hebreu, que foi levado para a capital do império. Esse fato ficou conhecido tradicionalmente pelos judeus como Cativeiro da Babilônia. Os refinamentos da cidade da Babilônia transformaram-na numa cidade de corrupção e, pouco a pouco, suas defesas militares foram enfraquecidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 539 a. C., Ciro, rei da Pérsia, aproveitou-se da decadência moral e militar da grande cidade e atacou-a, tornando impossível qualquer resistência. Os exércitos persas entraram na cidade sitiada sob os aplausos do povo, fato incomum na Antiguidade. A corrupção e as imoralidades vividas na corte de Nabonide, seu último rei, provocaram o descontentamento do povo, o que facilitou ainda mais a conquista persa. Era o fim do Império Babilônico.

A grandeza da Babilônia durante o Império de Nabucodonosor

A grandeza da Babilônia durante o Império de Nabucodonosor

Por: Lilian Maria Martins de Aguiar

Artigos relacionados

Código de Hamurabi

Saiba mais sobre um dos primeiros códices de leis da humanidade: o Código de Hamurabi, que era baseado no princípio de talião, “olho por olho, dente por dente”.

Epopeia de Gilgamesh

Saiba mais sobre a obra literária considerada a mais antiga da humanidade, conhecida como Epopeia de Gilgamesh.

Morte e mortos na Mesopotâmia

Saiba mais sobre a “Morte e mortos na Mesopotâmia” e veja as semelhanças entre as concepções dos povos dessa região com as da civilização grega.

O Primeiro Império Babilônico

O Primeiro Império Babilônico foi considerado um dos principais impérios da Antiguidade.

O que é um bode expiatório?

Você conhece a origem e o significado da expressão “bode expiatório”? Entenda sobre o assunto aqui!

Povos assírios

Saiba como os povos assírios desenvolveram-se e quais foram as suas principais características.

Povos da Mesopotâmia

Saiba como os povos da Mesopotâmia legaram para a civilização ocidental várias heranças culturais, como a roda, a escrita, as cidades e o código de leis.