Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data comemorativa que celebra a importância das mães na vida de todas as pessoas. Essa celebração surgiu no começo do século XX, nos Estados Unidos, sendo criada por Anna Jarvis como forma de homenagem à sua mãe, Ann Jarvis, uma ativista. A data se oficializou, no Brasil, na década de 1930.

Acesse também: Dia dos Pais — quando surgiu essa comemoração?

Origens do Dia das Mães

O Dia das Mães, no seu sentido moderno, surgiu no começo do século XX, nos Estados Unidos. Entretanto, o ato de celebrar as mães e sua dedicação aos filhos não é uma prática que se restringe aos tempos atuais. Isso porque os historiadores sabem que locais como Roma, Grécia e a Bretanha, na Antiguidade, possuíam celebrações às mães.

  • Caso de Ann Jarvis

Anna Jarvis, norte-americana que criou o Dia das Mães em homenagem à sua mãe, Ann Reeves Jarvis.
Anna Jarvis, norte-americana que criou o Dia das Mães em homenagem à sua mãe, Ann Reeves Jarvis.

O Dia das Mães se estabeleceu como data comemorativa por influência de Anna Jarvis, filha de Ann Reeves Jarvis, uma mulher que atuou como ativista nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XIX. A criação da data aconteceu como uma iniciativa de Anna Jarvis para homenagear sua própria mãe, Ann Jarvis.

Ann Jarvis era uma ativista nascida na Virgínia, estado no sul dos Estados Unidos. Ela frequentava uma igreja metodista e trabalhava arduamente para conseguir melhorar a qualidade de vida da comunidade de que fazia parte. Uma das primeiras iniciativas dela foi a criação do Mother’s Day Work Clubs, uma espécie de clube feminino que atuava para melhorar as condições sanitárias de sua comunidade na Virgínia Ocidental.

A ativista atuava frequentando as casas das pessoas, dando ajuda, caso fosse necessário, e orientando sobre as condições de higiene para evitar a proliferação de doenças. Uma dos locais que contavam com a atuação desse clube feminino era Grafton, cidade onde Anna Jarvis nasceu. Mas esse não foi o único trabalho de Ann Jarvis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na década de 1860, ela criou o Mother’s Friendship Day, um dia no qual mães norte-americanas se reuniam para ter um momento de união. O diferencial dessa comemoração é que ela reunia mulheres que faziam parte dos diferentes lados da Guerra Civil Americana, em uma tentativa de tentar reatar os laços de um país dividido. Então, havia mulheres que tinham famílias confederadas e mulheres de famílias que defendiam a União.

Ela também atuou no conflito como enfermeira e auxiliou nos cuidados aos soldados feridos, independentemente se eles fossem sulistas ou nortistas. Ao longo de sua vida, Ann Jarvis teve 13 filhos, mas 9 faleceram – a maioria deles morreu durante a Guerra Civil Americana.

Acesse também: Os Estados Unidos ao longo do século XIX

  • Dia das mães é criado

Casa que Anna Jarvis viveu em Grafton, Virgínia Ocidental. Essa cidade celebrou a primeira comemoração do Dia das Mães, em 1908.
Casa que Anna Jarvis viveu em Grafton, Virgínia Ocidental. Essa cidade celebrou a primeira comemoração do Dia das Mães, em 1908.

Anna Jarvis era uma filha extremamente devotada aos cuidados de sua mãe, Ann Jarvis, que faleceu no dia 9 de maio de 1905. A morte da mãe abalou profundamente Anna Jarvis, e essa mulher norte-americana decidiu honrar a sua mãe por meio da criação de uma data comemorativa. Assim, ela propôs a criação de um Dia das Mães, com vistas a homenagear as mães por seu amor e dedicação.

Anna Jarvis optou por celebrar o Dia das Mães no segundo domingo de maio, por ser uma data mais próxima do dia que sua mãe havia falecido. A primeira celebração organizada por iniciativa de sua ideia ocorreu oficialmente em 10 de maio de 1908, quando foi celebrado um Dia das Mães na igreja metodista que Anna Jarvis frequentava em Grafton, Virgínia Ocidental.

Ela não esteve presente nessa celebração porque não residia mais em Grafton (ela morava na Filadélfia desde 1904). A ideia de Anna Jarvis contou com o apoio de um comerciante chamado John Wanamaker. O auditório da loja dele, inclusive, presenciou uma celebração do Dia das Mães.

Anna Jarvis engajou-se bastante para espalhar a sua ideia e, apesar de alguma resistência inicial, a proposta dela contou com muitos adeptos e começou a ganhar força pelos Estados Unidos. Em 1909, a criação de uma data comemorativa em homenagem às mães foi debatida e rejeitada no Senado norte-americano.

Entretanto, no ano de 1910, o Dia das Mães foi oficializado como celebração na Virgínia Ocidental, estado onde a mãe de Anna Jarvis dedicou bons anos de sua vida. Em 1914, a proposta de Anna Jarvis chegou ao Congresso norte-americano, sendo aprovada pelos parlamentares e sancionada pelo presidente do país, Woodrow Wilson.

Com a criação da data comemorativa, imediatamente ela começou a ser explorada pelos seus potenciais ganhos comerciais. A exploração comercial do Dia das Mães não foi aprovada por Anna Jarvis, que tentou por anos impedir que esse dia fosse apenas mais um evento de apelo comercial.

Acesse também: Quando se comemora o Dia da Criança?

Dia das mães no Brasil e no mundo

A celebração do Dia das Mães foi uma ideia que veio exportada dos Estados Unidos e conta-se que a primeira celebração do tipo em nosso país aconteceu em 12 de maio de 1918, quando uma organização cristã realizou essa comemoração em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

A oficialização do Dia das Mães enquanto data comemorativa no Brasil se deu em 1932, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio. Esse decreto oficializou que o segundo domingo de maio seria dedicado a comemorar o amor materno.

Atualmente, a celebração do Dia das Mães é uma tradição comum entre os brasileiros e, no segundo domingo de maio, as famílias se reúnem para celebrar suas mães. Nos próximos anos, a data será celebrada nas seguintes datas:

  • 2021: 9 de maio;

  • 2022: 8 de maio;

  • 2023: 14 de maio;

  • 2024: 12 de maio;

  • 2025: 11 de maio.

Apesar de o Brasil ter seguido a tradição norte-americana de celebrar o Dia das Mães no segundo domingo de maio, a data não é comemorada nesse dia em todo o planeta. Em determinados países, o Dia das Mães é celebrado em outros dias. Vejamos alguns exemplos a seguir.

  • Na Rússia, o Dia das Mães é celebrado no último domingo de novembro.

  • Em Portugal, a data é comemorada no primeiro domingo de maio.

  • Na Argentina, o Dia das Mães é comemorado no terceiro domingo de outubro.

Créditos da imagem

[1] Commons

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

12 de Outubro – Dia das Crianças

Entenda como foi criado o Dia das Crianças no Brasil e como essa data disseminou-se no país todo.

15 de Outubro — Dia dos Professores

Aprender e educar fazem parte do enorme trabalho de um professor. Venha saber mais sobre o Dia dos Professores. Clique aqui!

6 de maio – Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 6 maio. Leia o texto para saber mais detalhes sobre a criação e importância dessa data.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma data comemorativa muito importante. Entenda quando surgiu e quando foi trazido para o nosso país.

Getúlio Vargas

Acesse o site e acompanhe a trajetória de Getúlio Vargas no poder. Conheça mais sobre os dois períodos em que Vargas ocupou a presidência do Brasil e seu legado.

Guerra Civil Americana

Saiba que fatores levaram à ocorrência da Guerra Civil Americana, a guerra mais mortífera da história dos EUA!