12 de Outubro – Dia das Crianças

O Dia da Criança, que é celebrado no Brasil em 12 de outubro, foi criado a partir de uma proposta do deputado federal Galdino do Valle Filho em 1924.

Ilustração de balões e aviões com a frase "12 de outubro Dia das Crianças".
O Dia das Crianças se popularizou graças a uma campanha publicitária na década de 1950.

Desde o ano de 1959, o Dia Internacional da Criança é celebrado em 20 de novembro. Essa data foi determinada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas e códigos jurídicos que contemplassem a figura da criança. Entretanto, alguns países anteciparam-se à Unicef no que diz respeito à criação de uma data específica para homenagear as crianças e dedicar a elas uma reflexão mais pormenorizada. O Brasil esteve entre esses países. Aqui, o Dia da Criança é celebrado em 12 de outubro desde o ano de 1924.

Veja também: 15 de maio - Dia Internacional da Família

Tópicos deste artigo

Origem do Dia das Crianças no Brasil

A escolha dessa data foi feita por um deputado federal da época da República Velha, chamado de Galdino do Valle Filho. A cidade do Rio de Janeiro, à época capital do país, sediou no ano de 1923 o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que contou com a participação de vários especialistas em infância e também políticos. Passado o evento, o deputado Galdino, imbuído da ideia de levar a cabo no Brasil medidas que desencadeassem melhores reflexões sobre a situação infantil, propôs uma lei para a instituição do Dia da Criança.

A sugestão de Galdino foi apreciada e aprovada pelos parlamentares e depois foi efetivada por meio do decreto n. 4867, do então presidente da República, Arthur Bernardes. O dia escolhido foi 12 de outubro. Entretanto, ainda que a criação do Dia da Criança tenha sido bem aceita entre os políticos da época, demoraria cerca de 30 anos para que tivesse aceitação entre a população como um todo. Essa aceitação só começou a ser percebida a partir do ano de 1955, com a criação de uma propaganda especial para a venda de brinquedos chamada de “Semana do Bebê Robusto”. Essa propaganda foi elaborada pela marca Estrela, que aproveitou o dia 12 de outubro para incitar o seu público-alvo. Dez anos depois foi a vez da marca de produtos de higiene e beleza, Jonhson & Johnson, fazer algo semelhante, com a campanha “Bebê Johnson 65”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mundaças do conceito de infância na história 

Vale lembrar que o conceito de infância mudou muito ao longo dos séculos. O cuidado especial que se tem com as crianças hoje, tanto do ponto de vista familiar quanto do ponto de vista político e jurídico, é muito diferente do que se tinha até meados do século XVIII. Foi a partir das ideias de teóricos iluministas, como Rousseau, que o conceito de infância passou a estar associado a especificidades físico-biológicas e cognitivas de um ser humano em desenvolvimento. O processo de formação da criança, que hoje é entendido como garantia à educação, ao esporte, lazer, segurança, etc., só teve lastro nas políticas públicas a partir da virada do século XVIII para o XIX. As legislações provenientes das transformações políticas acarretadas pela Revolução Francesa foram decisivas para que isso ocorresse.

Por: Cláudio Fernandes

Artigos relacionados

18 de abril — Dia Nacional do Livro Infantil

Saiba por que 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. Entenda qual a importância dessa data e qual sua relação com o escritor Monteiro Lobato.

7 de setembro - Dia da Independência do Brasil

Clique aqui e saiba mais sobre o Dia da Independência do Brasil. Descubra quem proclamou a independência e em que contexto ela aconteceu.

Dia das Mães

Clique no link e conheça a história por trás do Dia das Mães. Entenda como essa data surgiu, quando se consolidou no Brasil e quando é celebrada em outros países.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais é uma data comemorativa muito importante. Entenda quando surgiu e quando foi trazido para o nosso país.

Monteiro Lobato e a literatura infantil

Monteiro Lobato foi um escritor pré-modernista que também se dedicou à literatura infantil. Conheça um pouco mais sobre esse nobre representante de nossas letras!

Por que as estrelinhas, fogos de artifício com os quais as crianças brincam, não queimam?

Entenda por que as faíscas que saem das estrelinhas (aqueles fogos de artifício que as crianças amam brincar) não provocam nenhum machucado.