15 de maio - Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa celebrada no dia 15 de maio, sendo criada pela Organização das Nações Unidas como iniciativa a fim de debater questões relevantes para garantir o bem-estar das famílias em todo o mundo. A primeira vez que essa fata foi celebrada foi no ano de 1994.

Acesse também: 17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação

Entendendo a família

O Dia Internacional da Família é uma data pensada para a família, um dos núcleos mais importantes de nossa sociedade. A família é o núcleo basilar das relações humanas, uma vez que os seres humanos se formam no interior dela. Uma família pode ser formada por meio de relações afetivas, mas também de relações ancestrais.

Assim, sobre relações afetivas podemos, por exemplo, estar falando da relação existente entre marido e esposa. No caso das relações ancestrais, podemos, então, falar da que existe entre pai e filho, uma vez que a ligação entre ambos se dá pela via ancestral, embora também possa haver uma ligação afetiva nessa relação.

A relação afetiva se consolida, sobretudo, por laços formados legalmente. Assim, marido e esposa formam uma família, pois há uma legalidade que os reconhece como tal. Isso também pode acontecer na relação de pai e filho quando ocorre uma adoção. Assim, embora não haja uma relação ancestral, o reconhecimento da relação entre pai, mãe e filho(a) se dá legalmente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tradicionalmente a família é aquele núcleo tradicional que envolve pai, mãe, filho e/ou filha, mas esse núcleo pode ser estendido para avô e avô, tia e tio, primas e primos etc. Além disso, é importante afirmar que a noção de família no século XXI passou por transformações, indo além da noção tradicional.

Assim, no século XXI, reconhece-se famílias que são formadas apenas pela mãe e seus filhos ou pelo pai e seus filhos, ou mesmo famílias formadas por dois pais e seus filhos e duas mães e seus filhos. Independentemente do formato, o que importa são os laços de amor envolvidos, e por isso é tão importante respeitar os diferentes tipos de família que existem.

Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa criada pela ONU, sendo celebrada anualmente no 15 de maio.
O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa criada pela ONU, sendo celebrada anualmente no 15 de maio.

Foi pela importância das famílias na sociedade que a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que ações sejam realizadas em prol delas. Sua importância é percebida porque é nesse núcleo que os seres humanos encontram apoio e carinho no seu processo de formação enquanto indivíduos. As ações propostas pela ONU visam a garantir que as famílias possam ter acesso aos direitos básicos de todos os seres humanos.

Além disso, a ONU chama atenção para um fato já mencionado aqui — a humanidade passou por profundas transformações no século XXI, e atualmente o mundo entende que diferentes tipos de família existem. Esses novos tipos diferem do tradicional, mas merecem o direito de existir e ter acesso aos direitos básicos.

A ONU também se preocupa com a construção de um mundo que seja mais inclusivo, menos desigual e mais pacífico, pois sabe que os problemas que afetam a sociedade como um todo refletem diretamente na família. Sociedades desiguais, por exemplo, tendem a fazer com que uma grande parcela de famílias tenha problemas financeiros graves, o que impede o desenvolvimento pleno do indivíduo e afeta o seu bem-estar.

Essas preocupações com o estado das famílias no planeta ganharam força e começaram a se transformar em debates mais efetivos a partir da década de 1980. Um deles foi a respeito da importância da família no processo de desenvolvimento da sociedade.

Assim, entendeu-se que o bem-estar dos indivíduos passa necessariamente por ações que garantam a proteção das famílias diante dos problemas que afetam o planeta. Esse entendimento e essa preocupação levaram a ONU a determinar, em 9 de dezembro de 1989, que o ano de 1994 seria reconhecido como o Ano Internacional da Família. Essa decisão foi emitida por meio da Resolução 44/82.

A aproximação do Ano Internacional da Família fez com que novas ações fossem tomadas pela ONU em relação às famílias, e, no dia 20 de setembro de 1993, foi emitida a Resolução 47/237, que determinou que, em 1994, seria celebrado, pela primeira vez na história, o Dia Internacional da Família. Para a nova data comemorativa, foi escolhido, em Assembleia Geral, o dia 15 de maio.

A criação do Dia Internacional da Família determinou que anualmente eventos devem ser realizados pela ONU para debater os desafios atuais das famílias no mundo e propor ações que garantam o bem-estar familiar. Em 2021, o tema proposto pela ONU para o Dia Internacional da Família foi: Famílias e Novas Tecnologias.

Seu objetivo é debater sobre a importância das tecnologias no mundo atual e seu papel nas grandes transformações que estão em curso. Além disso, propõe o debate sobre como as novas tecnologias transformaram a vida das famílias em questões relacionadas ao trabalho, educação e comunicação.

Os temas anteriores foram|1|:

  • 2020: Famílias em Desenvolvimento: Copenhague & Pequim +25
  • 2019: Famílias e Ações Climáticas: Foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13
  • 2018: Famílias e Sociedades Inclusivas
  • 2017: Famílias, Educação e Bem-estar
  • 2016: Famílias, Vidas Saudáveis e Futuros Sustentáveis
  • 2015: Homens no Comando? Igualdade de Gênero e os Direitos da Criança nas Famílias Contemporâneas

Nota

|1| Tradução livre realizada com base nos títulos dos eventos realizados pela ONU no Dia Internacional das Famílias entre os anos de 2015-2020. Para acessar, clique aqui [em inglês].

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

15 de Outubro - Dia dos professores

Aprender e educar fazem parte do enorme trabalho de um professor. Venha saber mais sobre o dia dos professores. Clique aqui!

1º de janeiro – Dia Mundial da Paz

Acesse este texto para conhecer a história do Dia Mundial da Paz, data comemorativa criada na década de 1960. Veja todos os detalhes desse importante dia.

2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Você sabe que dia é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo? Clique aqui, conheça mais sobre a data, e aprenda um pouco sobre o TEA.

21 de março — Dia Mundial da Poesia

Descubra como surgiu o Dia Mundial da Poesia. Saiba o que se comemora nesse dia. Além disso, veja 10 grandes nomes da poesia que você precisa conhecer.

23 de abril — Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Entenda por que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Saiba o que comemoramos nesse dia e veja 10 livros que você não pode deixar de conhecer.