Resistência Elétrica

A resistência elétrica é caracterizada pela dificuldade que um condutor pode oferecer à passagem da corrente elétrica. Sua intensidade pode ser calculada através das Leis de Ohm.

Quando um condutor é conectado a uma fonte de tensão (V), ele passa a ser percorrido por uma corrente elétrica de intensidade (i), que consiste no movimento dos elétrons livres no condutor. Para a maioria dos condutores, essas grandezas são proporcionais, de forma que a razão entre elas é uma constante:

V = constante
i                    

Essa constante é a resistência elétrica do condutor e é representada pela letra R. Assim, a relação acima pode ser reescrita como:

R = V
      i

Essa equação é conhecida como a Primeira Lei de Ohm e pode ser aplicada a todos os resistores. Entretanto, apenas os condutores ôhmicos mantêm o seu valor constante, independentemente da tensão e da corrente às quais são submetidos.

A resistência elétrica pode ser definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem de corrente elétrica quando submetido a uma diferença de potencial. Ela deve-se ao fato de que o movimento dos elétrons ocorre de forma desordenada nos condutores, por isso eles colidem entre si e com os demais átomos que formam o condutor. Quanto maior for o número de colisões, maior será a dificuldade que a corrente elétrica terá de atravessar o condutor. Essa dificuldade é o que caracteriza a resistência elétrica.

Alguns fatores que determinam a resistência elétrica de um condutor são:

  • Área de secção transversal: corresponde à largura. Quanto mais largo for o condutor, mais facilmente os elétrons passarão por ele, o que causará diminuição na resistência;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Comprimento: se um condutor for muito extenso, maior será o caminho a ser percorrido pelos elétrons, aumentando a possibilidade de choques e causando perda de energia durante o percurso. Dessa forma, quanto maior for o comprimento, maior será a resistência;

  • Material que o constitui: os materiais que possuem maior quantidade de elétrons livres são os que oferecem maior facilidade para a passagem da corrente, portanto, uma menor resistência elétrica. Os melhores exemplos são os metais.

Esses fatores são todos relacionados em uma equação conhecida como Segunda Lei de Ohm:

R = ρ l
      A

Nessa equação, ρ é a resistividade do material, l é o comprimento do condutor, e A é a área de seção transversal.

A unidade de medida da resistência no Sistema Internacional é o Ohm, representado pela letra grega Ω (ômega), em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm. Essa unidade representa a razão volt/Ampére.

A função básica dos resistores é transformar energia elétrica em energia térmica. Em um circuito, eles podem ser utilizados para limitar a passagem de corrente elétrica e impedir que ela cause danos aos dispositivos eletrônicos. Além disso, eles podem ser utilizados em aparelhos domésticos para aquecimento, como é o caso dos chuveiros e dos secadores de cabelo.


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Os resistores são dispositivos que transformam energia elétrica em energia térmica

Os resistores são dispositivos que transformam energia elétrica em energia térmica

Por: Mariane Mendes Teixeira

Artigos relacionados

Associação de resistores em série

Conheça as propriedades da associação de resistores em série e aprenda a calcular a resistência equivalente.

Associação mista de resistores

Veja aqui como resolver um circuito elétrico montado de acordo com uma associação mista de resistores.

Efeito Joule

O que é o efeito Joule? Descubra como esse fenômeno pode ser observado em nosso cotidiano. Aprenda as fórmulas do efeito Joule com exercícios resolvidos.

Eletricidade

O que é eletricidade? Saiba aqui!

Equações da Eletricidade

Clique aqui e conheça as principais equações da Eletricidade, ramo da Física que estuda fenômenos de natureza elétrica.

Força eletromotriz e resistência interna

A força eletromotriz produzida por um gerador nada mais é do que a energia fornecida a cada unidade de carga. Veja mais sobre força eletromotriz e resistência interna de uma bateria.

Leis de Ohm

Clique aqui e conheça as leis de Ohm, relações matemáticas que determinam a resistência elétrica dos materiais.

Potenciômetro

Você sabe para que serve um potenciômetro? Clique aqui e descubra!

Potência dissipada por um resistor

Clique aqui e veja as equações que determinam a potência dissipada por um resistor, conteúdo muito importante para o Enem.

Primeira lei de Ohm

A Primeira Lei de Ohm determina a relação entre a tensão e a corrente em um circuito.

Resistores

Transformando energia elétrica em energia térmica

Segunda Lei de Ohm

Conheça a Segunda lei Ohm, isto é, o postulado que determina a resistência de fios a partir de suas dimensões!

Transformação de energia

Veja aqui como ocorre a transformação de energia elétrica nos aparelhos elétricos.

Variação da Resistividade com a Temperatura

A Resistividade pode variar com a variação da temperatura.