Resistência Elétrica

A resistência elétrica é caracterizada pela dificuldade que um condutor pode oferecer à passagem da corrente elétrica. Sua intensidade pode ser calculada através das Leis de Ohm.

Os resistores são dispositivos que transformam energia elétrica em energia térmica
Os resistores são dispositivos que transformam energia elétrica em energia térmica

Quando um condutor é conectado a uma fonte de tensão (V), ele passa a ser percorrido por uma corrente elétrica de intensidade (i), que consiste no movimento dos elétrons livres no condutor. Para a maioria dos condutores, essas grandezas são proporcionais, de forma que a razão entre elas é uma constante:

V = constante
i                    

Essa constante é a resistência elétrica do condutor e é representada pela letra R. Assim, a relação acima pode ser reescrita como:

R = V
      i

Essa equação é conhecida como a Primeira Lei de Ohm e pode ser aplicada a todos os resistores. Entretanto, apenas os condutores ôhmicos mantêm o seu valor constante, independentemente da tensão e da corrente às quais são submetidos.

A resistência elétrica pode ser definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem de corrente elétrica quando submetido a uma diferença de potencial. Ela deve-se ao fato de que o movimento dos elétrons ocorre de forma desordenada nos condutores, por isso eles colidem entre si e com os demais átomos que formam o condutor. Quanto maior for o número de colisões, maior será a dificuldade que a corrente elétrica terá de atravessar o condutor. Essa dificuldade é o que caracteriza a resistência elétrica.

Alguns fatores que determinam a resistência elétrica de um condutor são:

  • Área de secção transversal: corresponde à largura. Quanto mais largo for o condutor, mais facilmente os elétrons passarão por ele, o que causará diminuição na resistência;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Comprimento: se um condutor for muito extenso, maior será o caminho a ser percorrido pelos elétrons, aumentando a possibilidade de choques e causando perda de energia durante o percurso. Dessa forma, quanto maior for o comprimento, maior será a resistência;

  • Material que o constitui: os materiais que possuem maior quantidade de elétrons livres são os que oferecem maior facilidade para a passagem da corrente, portanto, uma menor resistência elétrica. Os melhores exemplos são os metais.

Esses fatores são todos relacionados em uma equação conhecida como Segunda Lei de Ohm:

R = ρ l
      A

Nessa equação, ρ é a resistividade do material, l é o comprimento do condutor, e A é a área de seção transversal.

A unidade de medida da resistência no Sistema Internacional é o Ohm, representado pela letra grega Ω (ômega), em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm. Essa unidade representa a razão volt/Ampére.

A função básica dos resistores é transformar energia elétrica em energia térmica. Em um circuito, eles podem ser utilizados para limitar a passagem de corrente elétrica e impedir que ela cause danos aos dispositivos eletrônicos. Além disso, eles podem ser utilizados em aparelhos domésticos para aquecimento, como é o caso dos chuveiros e dos secadores de cabelo.


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Mariane Mendes Teixeira

Artigos relacionados

Associação de resistores em série

Conheça as propriedades da associação de resistores em série e aprenda a calcular a resistência equivalente.

Associação mista de resistores

Veja aqui como resolver um circuito elétrico montado de acordo com uma associação mista de resistores.

Efeito Joule

O que é o efeito Joule? Descubra como esse fenômeno pode ser observado em nosso cotidiano. Aprenda as fórmulas do efeito Joule com exercícios resolvidos.

Eletricidade

O que é eletricidade? Saiba aqui!

Equações da Eletricidade

Clique aqui e conheça as principais equações da Eletricidade, ramo da Física que estuda fenômenos de natureza elétrica.

Força eletromotriz e resistência interna

A força eletromotriz produzida por um gerador nada mais é do que a energia fornecida a cada unidade de carga. Veja mais sobre força eletromotriz e resistência interna de uma bateria.

Fusíveis

Clique para saber tudo sobre os fusíveis. Confira aqui o que são, seus tipos, para que servem e como funcionam, além de exercícios resolvidos.

Geradores elétricos

Clique aqui, saiba o que são geradores elétricos, conheça seus tipos e saiba como se diferem dos receptores elétricos.

Leis de Ohm

Clique aqui e conheça as leis de Ohm, relações matemáticas que determinam a resistência elétrica dos materiais.

Potenciômetro

Você sabe para que serve um potenciômetro? Clique aqui e descubra!

Potência dissipada por um resistor

Clique aqui e veja as equações que determinam a potência dissipada por um resistor, conteúdo muito importante para o Enem.

Potência elétrica

Clique para saber o que é potência elétrica. Veja a fórmula usada para calcular essa grandeza. Confira alguns exemplos e exercícios sobre o tema.

Primeira lei de Ohm

Clique aqui, saiba o que a primeira lei de Ohm anuncia, entenda sua aplicação cotidiana, conheça sua fórmula e veja exemplos.

Resistividade

Entenda o conceito de resistividade e sua relação com as leis de Ohm. Confira a aplicação cotidiana e exercícios resolvidos sobre o tema.

Resistores

Clique para entender tudo sobre os resistores. Confira aqui o que são, seus tipos, seu código de cores, suas diferentes associações e exercícios resolvidos.

Segunda lei de Ohm

Clique aqui e saiba o que diz a segunda lei de Ohm. Conheça sua fórmula, veja exemplos da sua aplicação e confira seus usos no cotidiano.

Transformação de energia

Veja aqui como ocorre a transformação de energia elétrica nos aparelhos elétricos.

Variação da Resistividade com a Temperatura

A Resistividade pode variar com a variação da temperatura.