Peso de um corpo

Quando estudamos um pouquinho da história da física, vemos que um importante resultado experimental foi obtido por Galileu Galilei. Através de seus experimentos, ele verificou que nas proximidades da Terra, desprezando a resistência do ar, todos os corpos caíam com a mesma aceleração. Essa aceleração foi denominada de aceleração da gravidade, cujo símbolo é:  . Embora tenha constatado tal fato, Galilei não quis fazer hipóteses sobre a existência dessa aceleração.

Um pouco mais tarde, Isaac Newton apresentou uma explicação concisa sobre a existência dessa aceleração. Ele enunciou que onde havia aceleração deveria haver também uma força, isto é, se um corpo cai com movimento de aceleração é porque a Terra exerce sobre ele uma força, ou seja, uma força denominada peso, que é representada por .

Através de experimentos, observou-se que a força peso possui a direção de uma reta que passa aproximadamente pelo centro da Terra, como mostra a figura acima. Nessa figura vemos que   e   possuem direções diferentes.

A maioria dos movimentos que observamos, porém, ocorre numa região R muito pequena em comparação com o tamanho da Terra. Nessa pequena região, poderemos admitir que os pesos dos corpos nela situados têm a mesma direção e o mesmo sentido. Veja a figura abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em uma região pequena em comparação com o tamanho da Terra, todos os corpos têm pesos de mesma direção e sentido.
Em uma região pequena em comparação com o tamanho da Terra, todos os corpos têm pesos de mesma direção e sentido.

Abandonando-se um corpo de massa m acima da superfície terrestre, numa região onde se faz vácuo, a força resultante sobre o corpo é o próprio peso P. Assim, de acordo com a segunda lei de Newton, temos a seguinte correspondência:

Dessa maneira, podemos conceituar o peso de uma forma mais geral:

O peso de um corpo que está nas proximidades de um planeta, ou satélite, ou estrela, é a força com que esse corpo é atraído pelo planeta, ou satélite, ou estrela.

O peso de um corpo tem direção que passa aproximadamente pelo centro da Terra

O peso de um corpo tem direção que passa aproximadamente pelo centro da Terra

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

A força normal

A força Normal (N) não é uma reação do peso (P).

Alavancas

Clique e veja o que são alavancas e como elas são classificadas.

Campo gravitacional

Saiba o que é campo gravitacional e por que ele é importante.

Força Normal e Força Peso no elevador

Aprenda como calcular os diferentes valores da Força Normal no elevador.

Força peso

O que é força peso? Acesse e confira a definição, aprenda a calcular a força peso, conheça as fórmulas, e saiba mais sobre o assunto com exercícios resolvidos.

Queda livre

Veja aqui como aplicar a segunda lei de Newton ao movimento de queda livre de um corpo qualquer.

Quilograma

Clique para entender o que é o quilograma, os múltiplos do grama, a relação com o Sistema Internacional de Unidades, como o quilograma é construído e por que ele está ficando mais leve! O padrão do quilograma mundialmente utilizado é baseado em um pequeno cilindro feito de uma liga de Platina e Irídio. Saiba mais!

Segunda Lei de Newton

Clique aqui e aprenda os conceitos da segunda lei de Newton e quando aplicá-la!

Termômetro de Galileu

Entenda o funcionamento do Termômetro de Galileu, dispositivo que foi criado em 1593 e que recebeu o nome de seu inventor (Galileu Galilei). O termômetro baseia-se no comportamento da dilatação volumétrica da água. Veja a grande sacada de Galileu ao construir esse instrumento!