Gás ideal

O gás ideal é um modelo idealizado para os gases reais, sendo que o gás deve ter pressão baixa e temperatura alta.

Quando realizamos os nossos estudos sobre dilatação dos sólidos e também dos líquidos, percebemos que quando varia a temperatura há também variação no volume da substância ou material estudado.

Já quando nosso objeto de estudo são os gases, eles não apresentam o mesmo comportamento dos sólidos e dos líquidos, pois ocupam todo o recipiente em que estão contidos e também porque eles podem estar submetidos a diferentes pressões.

Isso significa que, numa variação de volume e temperatura, a pressão do gás também poderá sofrer variação. Dessa forma, podemos dizer que há uma dependência entre as três grandezas físicas: volume, temperatura e pressão. Quando realizamos esses estudos, levamos em conta que o gás é ideal (perfeito).

O gás ideal é um modelo idealizado para os gases reais, cuja densidade é bastante baixa. A temperatura sempre é medida em Kelvin.

Características de um gás ideal

Ele é composto de partículas puntiformes, ou seja, de tamanho desprezível; dessa maneira, elas não podem realizar movimento de rotação.

A força de interação elétrica entre as partículas devem ser nulas, ou seja, elas devem estar bem afastadas para que não haja força elétrica.

Há ocorrência de interação apenas durante as colisões, que são perfeitamente elásticas; e após esta colisão entre duas partículas, não há perda de energia na forma de calor.

Então, para que o gás possa ser dito ideal, deve ter pressão baixa (as partículas devem estar mais afastadas uma das outras) e alta temperatura (as partículas devem vibrar com mais energia).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Gás confinado em um recipiente

Gás confinado em um recipiente

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Estado de um gás e a equação de Clapeyron

A equação de Clapeyron constitui uma proporcionalidade em relação ao número de mols.

Mistura física de gases perfeitos

Veja aqui como compreender o processo da mistura física dos gases perfeitos.

Energia interna de um gás

Veja aqui a definição correta de energia interna e aprenda a calcular o valor da energia interna de um gás monoatômico.

Trabalho à pressão constante

Veja aqui como podemos determinar o trabalho realizado por um gás mantido à pressão constante dentro de um recipiente isolado do meio externo.