Seleção sexual

A seleção sexual atua nas formas como um organismo consegue seus parceiros. Ela pode ser intrassexual ou intersexual, sendo essa última a forma como a fêmea escolhe o parceiro.

A seleção sexual é um tipo especial de seleção natural e age nas formas como um ser vivo consegue seu parceiro sexual. Esse processo é extremamente importante, pois seleciona os “melhores” para produzir descendentes, entretanto, essa seleção pode acabar selecionando características desvantajosas para outros aspectos.

Qual é a vantagem da seleção sexual?

A seleção sexual seleciona organismos com maior capacidade de atrair e competir por parceiros sexuais, ou seja, os que possuem maior capacidade de reprodução. Isso é extremamente importante, pois permite que a espécie deixe descendentes.

Podemos verificar a seleção sexual analisando alguns casos no reino animal. Os pavões, por exemplo, possuem um rabo elaborado e com penas extremamente chamativas, o que atrai a parceira. Essa característica exuberante é, portanto, importante para a reprodução. Outro exemplo que podemos citar são os leões-marinhos, que brigam por território, o que faz com que o mais forte consiga reproduzir-se.

Tipos de seleção sexual

A seleção sexual atua de duas formas:

  • Seleção intrassexual: ocorre a disputa dos machos por acesso às fêmeas. Algumas das táticas utilizadas pelos machos para garantir a fertilização da fêmea são a territorialidade e a vigilância da fêmea. Existem ainda outras técnicas, como a competição de espermas, que ocorre com fêmeas que copulam com vários machos. Nesse caso, a produção de maior quantidade de esperma garante a reprodução.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Seleção intersexual: Nesse tipo de seleção natural, a fêmea seleciona o macho com o qual deseja acasalar-se. Comumente as fêmeas se sentem atraídas por machos que possuem características exageradas, como é o caso dos pavões. Além de coloração, podemos citar como exemplo a vocalização, sendo o canto também um atrativo para as fêmeas.

Os problemas da seleção sexual

Muitas vezes as fêmeas selecionam machos que possuem características desvantajosas para a sobrevivência. Esse é o caso dos animais com longas caudas, que, apesar de serem um atrativo sexual, não conferem vantagem para fugir dos predadores. Isso também é válido para as penas vistosas, que os tornam visíveis para a presa.

Existem algumas hipóteses para explicar esse fenômeno, sendo a principal delas a de que características exageradas são, na verdade, indicadores de qualidade. As características selecionadas pela fêmea, provavelmente, indicam que o macho está saudável e que possui outras características vantajosas, o que permitiria, por exemplo, que os filhotes resistissem a doenças.

O pavão apresenta penas vistosas para atrair as parceiras sexuais

O pavão apresenta penas vistosas para atrair as parceiras sexuais

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Darwinismo

Conheça mais sobre o darwinismo clicando aqui. Entenda o que diferencia o darwinismo do fixismo e o que é ancestralidade comum e seleção natural.

Reprodução sexuada

Saiba no que consiste e conheça a importância da reprodução sexuada.

Seleção natural

Seleção natural é um importante mecanismo de evolução. Conheça essa teoria, entenda seu mecanismo, seus tipos, e saiba a diferença entre as seleções natural e artificial.

Tipos de seleção natural

Você conhece os diferentes tipos de seleção natural? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre a seleção direcional, estabilizadora e disruptiva.