Plasma sanguíneo

O plasma sanguíneo possui substâncias dissolvidas importantes para o funcionamento do corpo, tais como nutrientes, gases e anticorpos.

O plasma é um dos componentes do sangue
O plasma é um dos componentes do sangue

Ao falarmos de sangue, sempre nos lembramos da presença dos leucócitos, eritrócitos e plaquetas. Entretanto, um componente extremamente importante e, muitas vezes, esquecido é o plasma sanguíneo, a parte líquida do sangue, onde se encontram suspensos os componentes celulares desse tecido.

Cerca de 55% do volume total do sangue do nosso corpo é composto pelo plasma. Esse componente sanguíneo apresenta coloração amarelo-palha e é composto por água (cerca de 90%), proteínas, nutrientes, hormônios, resíduos e gases respiratórios dissolvidos.

As principais proteínas do plasma sanguíneo são a albumina, globulina, fibrogênico e protrombina. A albumina relaciona-se principalmente com o equilíbrio osmótico do sangue. A globulina, por sua vez, está envolvida com a imunidade do organismo. Já o fibrinogênio e a protrombina são importantes para a coagulação do sangue.

A principal função do plasma sanguíneo é transportar as substâncias nele presentes para todo o corpo. Graças a essa propriedade, pode-se atribuir ao plasma um papel essencial na respiração celular, na defesa do corpo e na coagulação sanguínea, por exemplo. Além disso, é nele que circulam os medicamentos e as substâncias tóxicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O plasma humano é utilizado na fabricação de medicamentos denominados hemoderivados. Esses produtos, fabricados por meio de processos físico-químicos, são usados no tratamento de problemas de saúde graves, tais como a hemofilia, coagulopatias e a imunodeficiência primária.

Além dos hemoderivados, o plasma fresco congelado é usado na medicina. Ele é conseguido graças à técnica de centrifugação, que permite a separação dos componentes celulares. Após a coleta, ele deve ser congelado e armazenado a pelo menos -20ºC por um período máximo de 12 meses. Sua utilização principal é para diminuir hemorragias decorrentes de deficiência nos fatores de coagulação. Vale destacar que seu uso atualmente é bastante restrito, principalmente em decorrência dos riscos de transmissão de doenças.

ATENÇÃO: Soro e plasma não podem ser usados como sinônimos. O soro refere-se ao plasma sem os fatores de coagulação.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Coagulação sanguínea

Compreenda o que é a coagulação sanguínea e os modelos existentes para explicar esse processo.

Coração humano

Clique aqui e conheça mais sobre o coração, as características desse órgão, como seu batimento é controlado, e o caminho que o sangue faz pelo corpo.

Doação de sangue

Saiba mais sobre a doação de sangue aqui! Veja como ela é realizada, quem pode ser doador, os cuidados antes e depois da doação, fatores impeditivos e muito mais.

Eritrócitos (hemácias)

Entenda o que são os eritrócitos e conheça suas principais características e funções.

Sangue

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo. Conheça quais são seus componentes e qual é a sua função em nosso corpo.

Sistema circulatório

Conheça mais sobre as funções e os componentes do sistema circulatório.

Transfusão de Sangue

Procedimento seguro utilizado quando não existem alternativas para o tratamento de pacientes específicos, como transplantados e vítimas de acidentes graves.

Veias

Saiba mais sobre as veias, um tipo de vaso sanguíneo. Neste texto abordaremos as características das veias e sua classificação. Falaremos também sobre as varizes.