Meningite

Meningite é uma inflamação que acomete as meninges. Essa inflamação é desencadeada por diferentes agentes, como vírus e bactérias, sendo essa última a forma mais grave. A doença apresenta evolução rápida e é bastante grave, estando a cura relacionada diretamente com o diagnóstico precoce e o início imediato de tratamento adequado. Entre os sintomas da meningite, podemos citar febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca e vômitos.

Apesar de a doença atingir qualquer idade, crianças com menos de 5 anos são mais vulneráveis. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Brasil “a meningite é considerada uma doença endêmica, ou seja, casos do problema são esperados ao longo de todo o ano, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais, no verão”.

Leia também: Tuberculose — uma das doenças infecciosas que mais matam no mundo

O que são as meninges?

As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central.
As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central.

As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Da parte mais externa para a mais interna, as meninges são:

  • dura-máter;
  • aracnoide;
  • pia-máter.

Entre a aracnoide e a pia-máter, há um espaço no qual circula o líquido cefalorraquidiano, um líquido que atua, principalmente, como amortecedor de choques para proteger a medula espinhal e o encéfalo. Para saber mais sobre essas membranas, leia: Meninges.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que causa a meningite?

A meningite é um problema de saúde causado por diferentes agentes, como bactérias, vírus, fungos e outros. Ela pode ser causada também por agentes não infecciosos, sendo esse o caso das meningites provocadas por traumatismos.

Do ponto de vista da saúde pública, as meningites mais importantes são as desencadeadas por bactérias e vírus, por serem capazes de causar surto e apresentarem maior gravidade. Entre os agentes bacterianos, podemos citar as bactérias Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis e Haemophilus influenzae. No que diz respeito às meningites virais, elas são representadas principalmente pelos enterovírus.

Transmissão da meningite

A meningite apresenta diferentes formas de transmissão. A meningite bacteriana, por exemplo, é principalmente transmitida de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias, mediante gotículas e secreções do nariz e da garganta. No caso das meningites virais, a principal forma de transmissão é a fecal/oral, uma vez que os principais agentes etiológicos são os vírus entéricos.

Leia também: O que é uma infecção?

Sintomas da meningite

A meningite é uma doença grave e causa sintomas como:

  • febre alta;
  • dor de cabeça intensa;
  • náusea;
  • vômito;
  • falta de apetite;
  • sonolência;
  • irritação;
  • sensibilidade à luz (fotofobia);
  • manchas vermelhas na pele;
  • rigidez de nuca.

Nos bebês, os sintomas incluem choro inconsolável, gemido quando tocado, recusa em mamar,  abaulamento da fontanela (moleira alta) e rigidez corporal, com movimentos involuntários ou corpo mole.

Dor de cabeça intensa é um dos sintomas da meningite.
Dor de cabeça intensa é um dos sintomas da meningite.

Vale destacar que as meningites podem provocar complicações. Nas formas bacterianas, as principais complicações observadas são anormalidade motora, distúrbios visuais, perda da audição, distúrbios de linguagem e retardo mental. De maneira geral, as meningites virais não estão associadas a complicações.

Diagnóstico da meningite

Para diagnosticar um caso de meningite, o médico analisa os sintomas apresentados pelo paciente e solicita uma série de exames, que analisarão o sangue e o líquido cefalorraquidiano do paciente. Além da confirmação da doença, é fundamental que seja identificado o agente causador da meningite, uma vez que o tratamento é específico para cada agente etiológico.

Tratamento da meningite

A meningite, no passado, era responsável por levar a maioria dos pacientes com a doença à morte, e aqueles que sobreviviam desenvolviam sequelas neurológicas. Com o avanço da medicina e maior conhecimento da doença, a taxa de mortalidade e as sequelas deixadas pela doença diminuíram.

 A meningite é tratada de acordo com o agente causador da inflamação. Meningites bacterianas, por exemplo, são tratadas com o uso de antibióticos. No caso das meningites virais, o tratamento visa, principalmente, a aliviar os sintomas e, em geral, as pessoas se recuperam de maneira espontânea. Em alguns casos, no entanto, pode ser necessário o uso de antivirais específicos. Nas meningites fúngicas, são administrados medicamentos antifúngicos. Vale destacar que o tratamento da meningite é feito em ambiente hospitalar, sendo necessária a internação dos pacientes com a doença.

Leia também: Doenças causadas por bactérias

Medidas de prevenção contra a meningite

A meningite, como vimos ao longo do texto, é causada por diferentes agentes etiológicos e pode ser transmitida de diferentes maneiras, portanto há diferentes formas de prevenção. A principal forma de prevenção, no que diz respeito às meningites bacterianas, é a vacinação.

A quimioprofilaxia é indicada, segundo o Ministério da Saúde, para contatos de casos de doença meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae. Outras formas de prevenção incluem manter o ambiente limpo e ventilado, evitar aglomerações, lavar sempre as mãos e não compartilhar objetos de uso pessoal. Essas medidas ajudam a não só prevenir a meningite, como várias outras doenças.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Doenças causadas por bactérias

As bactérias são organismos unicelulares, procariontes e podem causar diversas enfermidades. Saiba mais sobre as doenças causadas por bactérias lendo nosso texto!

Infecções virais

Conheça as doenças provocadas por estes parasitas intracelulares obrigatórios.

Meningite, pneumonia, sífilis, tétano, tracoma e tuberculose

Aspectos gerais sobre estas doenças causadas por bactérias.

Sistema nervoso

Aprenda um pouco mais sobre o sistema nervoso, um das mais importantes e complexos do corpo humano. Relembre como esse sistema é classificado e descubra as características básicas de seu tecido e de suas partes principais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Sistema nervoso central

Conheça e saiba mais sobre todas as características do sistema nervoso central e as regiões que o compõe.

Tuberculose

Saiba mais sobre a tuberculose clicando aqui. Neste texto abordaremos o que é a tuberculose, suas causas, seus sintomas e seu tratamento.

Vacinas

Saiba mais sobre como as vacinas são produzidas clicando aqui.