Meningite, pneumonia, sífilis, tétano, tracoma e tuberculose

- Meningite meningocócica: Neisseria meningitidis é a bactéria responsável por esta doença caracterizada por dor de cabeça intensa, febre, rigidez da nuca e vômito – sintomas decorrentes da infecção das meninges. É transmitida pela saliva e outras secreções da pessoa contaminada. Há vacinas contra a meningite.

- Pneumonia bacteriana: Causada pela Streptococcus pneumoniae. A inalação pelo ar é a forma de se contrair esta doença, que causa infecção pulmonar. O tratamento dos doentes é a principal medida profilática.

- Sífilis: Esta DST é provocada pela Treponema pallidum. Pode ser transmitida por via congênita. Causa inflamação na pele e ossos, apresentando ao redor dos órgãos sexuais uma ferida indolor, de bordas endurecidas. Pode causar, em casos mais graves, doenças respiratórias e paralisias. O tratamento dos doentes e uso da camisinha são as formas de se evitar o contágio.

- Tétano: O Clostridium tetani é o responsável por esta doença. Seus esporos são encontrados, principalmente, no solo, podendo penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém-nascido, quando este é cortado por instrumentos não-esterilizados. Os bacilos liberam toxinas que podem, dentre outros sintomas, desencadear fortes contrações musculares, podendo resultar em parada respiratória e/ou cardíaca. Há vacinas para esta doença e soro, em caso de ferimento suspeito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Tracoma: Causada pela Chlamydia trachomatis. É uma inflamação da córnea e conjuntiva que provoca fotofobia, dor e lacrimejamento e pode resultar em cegueira, caso não seja tratada de forma apropriada. É transmitida pelo contato direto com olhos, nariz e secreções do doente ou por objetos que tiveram contato este.

- Tuberculose: Causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), pela inalação de gotículas espalhadas pelo ar contendo-o. Esta doença atinge os pulmões e provoca infecções que podem se espalhar pelo corpo via sangue e linfa. Há vacinas para evitá-la e esta, juntamente com o tratamento dos doentes, é a principal medida profilática.
 

Tracoma: doença causada pela Chlamydia trachomatis.

Tracoma: doença causada pela Chlamydia trachomatis.

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Botulismo

Botulismo, Doença, Bactérias, Clostridium botulinum, Intoxicação, Sistema nervoso, Contaminação, Contágio, Consumo de alimentos, Conservas artesanais, Produtos industrializados, Enlatados, Microorganismos patogênicos, Parada respiratória, Infectologia.

Botulismo, cólera, coqueluche, difteria e disenterias bacilares

Sabemos que algumas bactérias causam doenças. Clique aqui e confira algumas doenças causadas por bactérias, veja como elas são contraídas

Gonorreia, hanseníase, leptospirose, febre tifoide e maculosa

Existem diversas doenças bacterianas. Clique aqui e saiba como se prevenir da gonorreia, hanseníase, leptospirose, febre tifoide e maculosa.

VRSA: superbactéria brasileira

Conheça um pouco mais sobre a nova superbactéria observada em um paciente do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Meninges

Saiba mais sobre as meninges, as membranas de tecido conjuntivo que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.

Doenças causadas por bactérias

As bactérias são organismos unicelulares, procariontes e podem causar diversas enfermidades. Saiba mais sobre as doenças causadas por bactérias lendo nosso texto!

Tuberculose

Saiba mais sobre a tuberculose clicando aqui. Neste texto abordaremos o que é a tuberculose, suas causas, seus sintomas e seu tratamento.

Sífilis

Doença que pode evoluir para quadro crônico e debilitante, caso não seja devidamente tratada.