Óxidos duplos, mistos ou salinos

Óxidos duplos são óxidos iônicos de natureza metálica que são capazes de formar sais ou bases, dependendo de quando reagem com substâncias como água, ácidos e bases.

A magnetita é uma fonte de trióxido de ferro

Óxidos duplos, mistos ou salinos são compostos iônicos que apresentam três átomos de um metal e quatro átomos do outro grupo (como um ânion) ou átomo isolado.

Me3O4

Assim como os óxidos básicos e os anfóteros, os óxidos duplos são iônicos, ou seja, apresentam um elemento metálico em sua composição. Suas principais características são:

  • Reação com água

  • Reação com ácido inorgânico

  • Reação com base inorgânica

Elementos químicos que formam os óxidos duplos

  • Estanho (Sn)

O elemento estanho apresenta a capacidade de formar o cátion estanho II (Sn+2), o qual forma o óxido de estanho II (SnO), e o estanho IV (Sn+4), o qual forma o óxido de estanho IV (SnO2).

A resultante da fórmula (obtida pela multiplicação da fórmula do óxido SnO por 2 e pela soma com a fórmula do óxido SnO2) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:

2.SnO + SnO2 → Sn3O4

  • Chumbo (Pb)

O elemento chumbo apresenta a capacidade de formar o cátion chumbo II (Pb+2), o qual forma o óxido de chumbo II (PbO), e o chumbo IV (Pb+4), o qual forma o óxido de chumbo IV (PbO2).

A resultante da fórmula (obtida pela multiplicação da fórmula do óxido PbO por 2 e pela soma com a fórmula do óxido PbO2) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:

2.PbO + PbO2 → Pb3O4

  • Ferro (Fe)

O elemento ferro apresenta a capacidade de formar o cátion ferro II (Fe+2), o qual forma o óxido de ferro II (PbO), e o ferro III (Fe+3), o qual forma o óxido de ferro III (Fe2O3).

A resultante da fórmula (obtida pela soma do óxido FeO com a fórmula do óxido Fe2O3) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:

PbO + Fe2O3 → Fe3O4

  • Manganês (Mn)

O elemento manganês apresenta a capacidade de formar o cátion ferro II (Fe+2), o qual forma o óxido de manganês II (MnO), e o manganês III (Mn+3), o qual forma o óxido de ferro III (Mn2O3).

A resultante da fórmula (obtida pela soma do óxido MnO com a fórmula do óxido Mn2O3) desses dois óxidos resulta no óxido duplo, misto ou salino:

MnO + Mn2O3 → Mn2O3

Reações dos óxidos duplos com água

Quando um óxido duplo reage com água, temos a formação de duas bases inorgânicas. Como o óxido duplo é formado por dois cátions diferentes, cada base formada apresenta um desses cátions.

Me3O4 + H2O → Me(OH)x + Me(OH)y

O trióxido de chumbo (Pb3O4), por exemplo, é constituído pelo óxido de chumbo II (Pb+2) e pelo óxido de chumbo IV (Pb+4). Cada um desses cátions interage com o ânion hidróxido da água, formando o hidróxido de chumbo II - [Pb(OH)2] e o hidróxido de chumbo IV - [Pb(OH)4].

1 Pb3O4 + 4 H2O → 2 Pb(OH)2 + 1 Pb(OH)4

Reações dos óxidos duplos com ácidos inorgânicos

Quando um óxido duplo, misto ou salino reage com um ácido inorgânico (HX), temos a formação de dois sais e molécula de água. Durante a reação, cada um dos cátions presentes no óxido interage com o ânion do ácido, formando dois sais, e os oxigênios do óxido interagem com os hidrogênios provenientes do ácido.

Me3O4 + HzX → Mez(X)a + Mez(X)y + H2O

O trióxido de ferro (Fe3O4), por exemplo, que é constituído pelo óxido de ferro II (Fe+2) e pelo óxido de ferro III (Fe+3), reage com o ácido sulfuroso (H2SO3). Cada um desses cátions interage com o ânion do ácido (SO3-2), formando sal de ferro II - [FeSO3] e o sal de ferro III - [Fe2(SO3)3].

1 Fe3O4 + 4 H2SO3→ FeSO3 + Fe2(SO3)3 + 4H2O

Reações dos óxidos duplos com bases inorgânicas

Quando um óxido duplo, misto ou salino reage com uma base inorgânica, os produtos também são dois sais e molécula de água, assim como na reação com os ácidos inorgânicos.

O diferencial dessa reação é que devemos conhecer quais são os dois ânions originados pelos metais que formam os óxidos duplos, já que o metal principal dos sais formados nessa reação é proveniente das bases.

Me3O4 + YOH → Yz(MeX)a + Yw(MeX)a + H2O

  • Para o estanho:

Os ânions formados pelo estamjp são o estanito (SnO2-2) e o estanato (SnO32-).

  • Para o ferro:

Os ânions formados pelo ferro são o ferrito (FeO2-1) e o ferrato (FeO42-).

  • Para o manganês:

Os ânions formados pelo manganês são o plumbito (MnO3-2) e o manganato (MnO42-).

  • Para o chumbo:

Os ânions formados pelo chumbo são o plumbito (PbO2-2) e o plumbato (PbO32-).

Se reagirmos o trióxido de chumbo com o hidróxido de sódio, os produtos formados serão: a água, o plumbato de sódio e o plumbito de sódio, como na equação a seguir:

1 Pb3O4 + 6 NaOH → 2 Na2PbO2 + 1 Na2PbO3 + 3 H2O

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Keynesianismo
Eletrólise Aquosa
Receptores elétricos
Maquiavel no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa