Grau de dissociação das bases

O grau de dissociação das bases é um dado percentual calculado pela relação matemática entre o número de íons liberados e a quantidade de unidades iônicas presentes nesses compostos.

A letra grega alfa é utilizada para representar ao grau de dissociação das bases

O grau de ionização é uma variável matemática, cuja unidade é a porcentagem (%), e indica a quantidade de íons liberados pela base durante a dissociação, ao ser adicionada à água, ou quando sofre fusão após um aquecimento.

Ao ser dissociada, uma base libera um cátion qualquer (Y+) de um elemento metálico ou o cátion amônio (NH4+) e o ânion hidróxido (OH-).

O cálculo do grau de ionização utiliza a relação da quantidade de íons liberados pela quantidade de unidades iônicas da base que existiam antes da dissociação:


Fórmula para cálculo do grau de dissociação

Após fazer esse cálculo, realizamos a multiplicação do resultado por 100, para que o grau seja expresso sempre em percentagem.

Se adicionarmos, por exemplo, cerca de 500 unidades iônicas de um hidróxido qualquer [X(OH)2] e tivermos a liberação de 80 íons, qual seria o grau de ionização dessa base?


Uso da fórmula para cálculo do grau de dissociação

Ao dividir 80 íons liberados por 500 unidades iônicas, o resultado é de 0,16. Se multiplicamos esse valor por 100, teremos um resultado de 16%, o qual é o grau de dissociação dessa base.

A partir do conhecimento do grau de dissociação, podemos determinar se uma base é considerada forte (libera muitos íons) ou fraca (libera poucos íons), segundo a seguinte critério:

  • Base forte: grau de dissociação ≥ 5%;

  • Base fraca: grau de dissociação < 5%.

Assim, a base X(OH)2 pode ser considerada uma base forte, pois seu grau de dissociação é maior que 5%. A solução em que essa base está, ou o líquido formado por essa base com a fusão, apresentará as seguintes características:

  • É um meio com boa condução de eletricidade;

  • Possui uma boa quantidade de íons livres no meio;

  • Tende a apresentar um maior caráter corrosivo.

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Verbos dicendi
As cobras mais venenosas do planeta
Classificação das bases
Força de atrito
Todas as vídeo aulas

Versão completa