Equações de ionização dos ácidos

As equações de ionização dos ácidos são representações da produção de cátions hidrônios e ânions quaisquer quando um ácido é dissolvido em água.

Ácidos são substâncias inorgânicas que, quando dissolvidas em água, sofrem o fenômeno químico da ionização, no qual há a formação de um cátion hidrônio (H3O+ ou H+) e um ânion (X-) qualquer. A reação de ionização de um ácido é representada, de forma geral, por:

HaX + a H2O → a H+ + X-a

ou

HX + H2O → H3O+ + X-

Analisando as equações acima, podemos observar que, em uma equação de ionização de ácidos, sempre vamos ter a presença da água, além do ácido, nos reagentes (à esquerda da seta), bem como do hidrônio com um ânion qualquer nos produtos (à direita da seta).

Para montar uma equação de ionização, podemos seguir alguns passos, que funcionarão com a grande maioria dos ácidos:

  • Passo 1: A carga do hidrônio nunca será diferente de +1;

  • Passo 2: Se o ácido apresentar mais de um hidrogênio ionizável, ele produzirá a mesma quantidade de hidrônios. Por isso, devemos indicar essa quantidade por meio de um coeficiente na frente do hidrônio;

OBS.: Todo hidrogênio de um hidrácido (ácido que não apresenta oxigênio) é ionizável, mas, nos oxiácidos (ácidos que apresentam oxigênio), só é ionizável o hidrogênio que está ligado diretamente a um átomo de oxigênio. Na imagem abaixo, os hidrogênios ionizáveis do oxiácido H2SO4 estão destacados:

Hidrogênios ionizáveis de um oxiácido
Hidrogênios ionizáveis de um oxiácido

  • Passo 3: O mesmo coeficiente (a) utilizado para indicar a quantidade de hidrônios produzidos deve ser rescrito na fórmula da água;

HaX + a H2O → a H+ + X-a

  • Passo 4: a carga do ânion sempre será igual à quantidade de hidrônios produzidos;

Vamos acompanhar agora a montagem das equações de ionização de alguns ácidos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 1: Ácido cianídrico (HCN)

HCN + 1 H2O → 1 H+ + CN-1

Como o ácido cianídrico possui apenas um único hidrogênio ionizável, teremos a formação de apenas um mol de hidrônio, será utilizado apenas 1 mol de água e o ânion cianeto terá carga -1.

Exemplo 2: Ácido Sulfúrico (H2SO4)

H2SO4 + 2 H2O → 2 H+ + SO4-2

Como o ácido sulfúrico possui três hidrogênios ionizáveis, teremos a formação de dois mols de hidrônio, serão utilizados dois mols de água e o ânion sulfato (SO4) terá carga -2.

Exemplo 3: Ácido Bórico (H3BO3)

H3BO3 + 3 H2O → 3 H+ + BO3-3

Como o ácido bórico possui três hidrogênios ionizáveis, teremos a formação de três mols de hidrônio, serão utilizados três mols de água e o ânion borato (BO3) terá carga -3.

Exemplo 4: Ácido Pirofosfórico (H4P2O7)

H4P2O7 + 4 H2O → 4 H+ + P2O7-4

Como o ácido pirofosfórico possui três hidrogênios ionizáveis, teremos a formação de quatro mols de hidrônio, serão utilizados quatro mols de água e o ânion pirofosfato (P2O7) terá carga -4.

Exemplo 5: Ácido hipofosforoso (H3PO2)

H3PO2+ 1 H2O → 1 H+ + H2PO2-

Como o ácido fosforoso possui apenas um hidrogênio ionizável, teremos a formação de um mol de hidrônio, será utilizado um mol de água e o ânion hipofosfito (H2PO2) terá carga -1. Abaixo podemos observar por que o ácido hipofosforoso apresenta apenas um hidrogênio ionizável:

Fórmula estrutural do ácido hipofosforoso
Fórmula estrutural do ácido hipofosforoso

Analisando a fórmula estrutural, podemos perceber que apenas um dos seus três hidrogênios está ligado diretamente ao átomo de oxigênio, por isso, ele só pode apresentar um hidrogênio ionizável.

Esquema da ionização do ácido clorídrico (HCl)

Esquema da ionização do ácido clorídrico (HCl)

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos relacionados

Constante de ionização

Entenda o que é a constante de ionização e de que forma seu estudo pode ser útil para determinar a força de um ácido ou de uma base.

Cálculo do pH de uma solução-tampão

Clique e aprenda neste texto a determinar o pH (potencial hidrogeniônico) de uma solução-tampão!

Cálculo do número de partículas em uma solução

Clique e aprenda a realizar o cálculo do número de partículas em soluções com soluto iônico e molecular.

Grau de dissociação das bases

Conheça o que é o grau de dissociação de uma base e aprenda de que forma esse dado percentual iônico deve ser calculado. Essa variável matemática indica a quantidade de íons liberados pela base durante uma dissociação. Saiba ainda como podemos determinar se uma base é forte ou fraca a partir desse cálculo.

Ácidos

Conheça alguns tipos de ácidos.

Classificação dos ácidos

Ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina íons H+.

Força dos ácidos

Veja como é medida a força de um ácido, como é calculado o grau de ionização e conheça exemplos de ácidos fortes, moderados e fracos.

Nomenclatura de ácidos

A regra de nomenclatura de ácidos é diferente para hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) e oxiácidos (contêm oxigênio).