Alcadienos ou Dienos

O isopreno é um alcadieno retirado da seiva de algumas árvores. Sendo o principal componente do látex, ele é utilizado como matéria-prima de vários pr

Sua fórmula geral é CnH2n-2.
Existem três tipos de alcadienos: acumulados, isolados e conjugados.

  • Alcadienos acumulados: as ligações duplas partem de um mesmo carbono. Exemplo:

  • Alcadienos isolados: as ligações duplas estão separadas entre si por pelo menos duas ligações simples. Elas estão isoladas uma da outra. Exemplo:

  • Alcadienos conjugados: as ligações duplas aparecem de forma alternada, isto é, estão separadas por uma ligação simples apenas. Exemplo:

Do isopreno citado acima é que se obtém o látex, que é a borracha natural (polímero de isopreno), encontrada na seiva de várias espécies de árvores. O látex serve como matéria-prima para a fabricação de produtos como luvas de borracha, balões, preservativos, elásticos, bicos de chupeta, entre outros.

Observe abaixo as regras de nomenclatura da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) para os alcadienos não ramificados:

Além dessas regras, não se deve esquecer de numerar as insaturações, quando necessário. Observe os exemplos abaixo:

Nos alcadienos ramificados, a diferença é que é preciso escolher primeiro a cadeia principal, ou seja, aquela que possui maior quantidade de carbonos. Lembre-se de que a numeração da cadeia principal é feita a partir da extremidade mais próxima da insaturação.

Outro ponto é que as ramificações devem ser citadas primeiro:

Vemos acima que o isopreno possui o nome oficial de 2-metil-but-1,3-dieno. Essa é uma estrutura semelhante à que é encontrada em repetição em um grupo de substâncias naturais denominadas terpenos; presentes em sementes, flores, raízes, folhas, madeira, óleos essenciais para perfumes, em vegetais, nas cascas de frutas, etc.





Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionada ao assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Texto Persuasivo
Progressão aritmética
Provas do 1º dia dão pistas do que pode ser cobrado de Biologia no Enem
Acidente de Chernobyl
Todas as vídeo aulas

Versão completa