Movimentos da Terra

Os movimentos da Terra são responsáveis pelas dinâmicas dos dias e das noites, bem como pelas estações do ano.

Os movimentos de translação e rotação ocorrem simultaneamente

Apesar de aparentemente estático, o Planeta Terra – assim como todos os corpos celestes – realiza alguns movimentos. Esses movimentos são cíclicos, ou seja, repetem-se em um determinado período de tempo. Os mais conhecidos entre eles são os de rotação e de translação, mas, como veremos, existem alguns outros.

Por rotação compreende-se o giro que a Terra faz em torno de seu próprio eixo. Esse movimento realiza-se a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, em uma velocidade de 1,666km/s, dando origem aos dias e às noites.

Movimento de rotação.

Como os seres humanos dividem os dias em 24 horas, temos uma “sobra” diária de 4 minutos e 56 segundos. Com o passar do tempo, essa sobra vai se acumulando até ser correspondente a um dia completo. Por isso, para compensar esse “erro”, a cada quatro anos, acrescentamos um dia no final do mês de fevereiro, quando temos a ocorrência do ano bissexto.

Por translação compreende-se o giro que a Terra realiza em torno do sol, em uma velocidade de 30 km/s ou 108 mil km/h e que dura aproximadamente 365 dias. Por consequência, temos a sucessão das estações do ano, responsáveis pela variação climática ao longo dos meses.

Movimento de translação.

Em razão da inclinação do eixo central da Terra, que é de 23º27’, a luminosidade do sol não ocorre de maneira bem distribuída sobre ela durante todo o ano. Assim, quando o sol incide mais sobre o hemisfério norte do que sobre o hemisfério sul (e vice-versa), há os solstícios, e quando a luminosidade do sol incide igualitariamente sobre os dois polos, há os equinócios.

Vale lembrar que a Terra realiza uma série de outros pequenos movimentos, mas que não são tão conhecidos por serem quase imperceptíveis. Além disso, é preciso considerar que a Terra, a Lua, o Sol e todo o Sistema Solar giram em torno do centro da Via Láctea. Essa galáxia, por sua vez, também se encontra em movimento pelo universo, levando a Terra e todos os planetas e estrelas que fazem parte dela consigo.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Resenha x Resumo
O que é o Banco Mundial?
Período Mesolítico
Termoquímica no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa