Acordos Transnacionais

Principais blocos econômicos

Os países não desenvolvem suas atividades de forma isolada, até porque sempre se faz necessário buscar matéria-prima e tecnologias fora dos limites territoriais, há tempos as nações conduzem suas relações comerciais entre si, principalmente através das exportações e importações.

Esse processo se intensificou de forma mais efetiva a partir da década de 90, que ficou marcado pela imensa quantidade de acordos firmados, apresentando-se como uma nova etapa que jamais havia sido praticada com tanta importância em âmbito global.


Os acordos promoveram uma aceleração no processo de globalização que o mundo vem atravessando nos últimos vinte anos. Com as parcerias e a flexibilização do mercado ocorreu uma intensa circulação de informação e tecnologias, diminuindo as distâncias entre os países. A globalização pode ser considerada como uma integração de caráter econômico, social, cultural, tecnológico, é impulsionada pelas evoluções ocorridas no campo das telecomunicações que favoreceram a comunicação de pessoas e mercado, diante disso um investidor pode empregar seu capital em distintos lugares do mundo através de apenas um computador.

Existem acordos internacionais ligados a diversos temas e assuntos, no entanto, os que mais se destacam estão ligados aos fatores econômicos, como os blocos econômicos, que variam de acordo com os interesses e necessidades dos países envolvidos, a partir dessas considerações as principais características dos acordos são:

Zona de Livre Comércio: corresponde a um nível de acordo que visa estabelecer tarifas tributárias comuns a todos integrantes do mesmo, essas podem sofrer variações gradativas ou serem retiradas.

União Aduaneira: representa um estágio mais avançado de acordo econômico em que todos os membros praticam uma única taxa de tributos para produtos oriundos de outras nacionalidades.

Mercado Comum: pratica a isenção parcial ou total de tributos entre os integrantes para circulação de bens, serviços, capitais e que estabelece uma tarifa uniforme para os produtos importados de países que não integram o bloco, outra característica intrínseca a esse modelo é o trânsito de pessoas entre as nações inseridas.

A União Econômica e Monetária se mantém como o estágio mais avançado de acordos, nesse além de possuir todos os aspectos apresentados acima adota uma moeda única para circulação entre os membros.

Confira nossa subseção e conheça as características dos principais blocos econômicos do planeta!

Por: Eduardo de Freitas

Assista as nossas videoaulas:

Artigos de Acordos Transnacionais

Últimas Aulas

Razão e Proporção
O que é o Hamas?
Sistema nervoso periférico
Existe vida fora da Terra?
Todas as vídeo aulas

Versão completa