Vacina contra a gripe

A vacina contra gripe tem como objetivo proteger a população contra uma doença causada pelo vírus Influenza e que, diferentemente do que muitos pensam, é grave e pode levar à morte. A vacina é oferecida gratuitamente para grupos prioritários, entretanto, outros grupos podem vacinar-se em clínicas particulares.

É uma vacina considerada segura, entretanto, assim como qualquer medicamento, pode provocar reações adversas, podendo desencadear, por exemplo, dor no local da injeção. A vacina contra a gripe deve ser tomada todos os anos, independentemente se o indivíduo vacinou-se ou não no ano anterior.

Leia também: Soros e vacinas – duas ferramentas usadas no controle de doenças

O que é a gripe?

A gripe é uma doença viral, provocada pelo vírus Influenza, o qual possui quatro tipos: A, B, C e D.  O Influenza tipo A é o grande responsável por provocar grandes pandemias. Um exemplo foi a pandemia de H1N1, desencadeada pelo Influenza A(H1N1)pdm09.

A gripe pode desencadear sintomas como febre, dores no corpo e tosse seca.

A gripe apresenta sintomas bastante conhecidos pela população, como febre, tosse seca, dores no corpo, dor de cabeça e dor de garganta. A febre destaca-se como o sintoma mais importante, permanecendo por cerca de três dias. A gripe é uma doença grave e pode até matar, sendo os óbitos mais frequentes nos chamados grupos de risco, como idosos. A principal complicação da gripe é a pneumonia, que pode ser causada pelo próprio vírus Influenza ou ser consequência de infecções por bactérias.

A transmissão da gripe ocorre por meio do contato com partículas eliminadas pelos doentes ou objetos e mãos contaminadas por essas secreções. Ao tossir, espirrar ou mesmo falar, a pessoa doente libera pequenas partículas contendo o vírus que pode contaminar outras pessoas ou objetos.

Para prevenir-se da gripe, algumas medidas básicas podem ser adotadas, tais como evitar contato com pessoas doentes, lavar sempre as mãos com água e sabão, evitar tocar boca, nariz e olhos sem que as mãos estejam devidamente limpas, e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe tem por objetivo evitar que a população contraia a doença e, desse modo, evitar a ocorrência de casos graves dela e até mesmo a morte por ela. A vacina é feita anualmente, sendo sua composição alterada de um ano para outro. Essa alteração é importante para garantir-se a proteção contra os subtipos do vírus que mais circulam no momento. No ano de 2020, de acordo com o Ministério da Saúde, a composição foi a seguinte: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09,  A/South Australia/34/2019 (H3N2), e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

A vacina contra a gripe apresenta composição diferente a cada ano.

De acordo com o Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação, a vacina é obtida por meio de culturas de vírus em líquido alantoide de embriões de galinha. Ainda de acordo com o manual, a vacina apresenta em sua composição antibióticos, como a neomicina ou polimixina e timerosal, como conservantes.

Leia mais: Como se prevenir da gripe H1N1 – fundamental para conter a doenças e evitar novos surtos

Quem deve se vacinar contra a gripe?

A vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente, pelo SUS, para grupos que estão mais sujeitos à infecção. Vale salientar que clínicas particulares também oferecem a vacina, a qual pode ser administrada também em grupos não prioritários. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas ofertadas pelo SUS são gratuitas, seguras e estão disponíveis nos mais de 41 mil postos de vacinação, distribuídos em  todo o Brasil.

Veja, no quadro seguinte, os grupos prioritários que recebem a vacina contra a gripe:

Grupos prioritários para a vacinação contra Influenza

Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes em qualquer idade gestacional

Puérperas até 45 dias após o parto

Trabalhadores da Saúde

Professores de escolas públicas e privadas

Povos indígenas a partir dos seis meses de idade

Indivíduos com 60 anos ou mais de idade

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Força de segurança e salvamento

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade

Vale destacar que crianças com idade inferior a seis meses não devem vacinar-se. Além disso, pessoas que apresentam doenças febris devem vacinar-se quando o quadro de saúde estiver normal, e é necessária a administração sob observação naqueles que apresentam histórico de anafilaxia a doses anteriores. De acordo com o Informe Técnico da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2020, pessoas que, após a ingestão de ovo, apresentaram apenas urticária, podem administrar a vacina influenza, sem qualquer cuidado especial.

Quais são os efeitos adversos da vacina contra gripe?

A vacina contra a gripe é considerada segura, entretanto, reações adversas podem ocorrer após a sua administração. De maneira geral, essas reações não são graves e desaparecem sem necessidade de intervenção médica. Entre as mais comuns, estão dor no local da injeção, eritema (rubor da pele), enduração, febre, mal-estar e dores musculares. Esses sintomas tendem a  desaparecer em dois dias. Manifestações mais raras, como manifestações neurológicas, são raramente observadas.

Leia mais: Vacina contra dengue – garante relativa proteção contra os quatro sorotipos do vírus

Com quantos dias estou imunizado?

Após a administração da vacina, a imunização, com a detecção de anticorpos protetores, é observada de duas a três semanas em indivíduos adultos saudáveis. A imunização dura de seis meses a um ano.

Tenho que me vacinar todos os anos?

É importante que a vacinação contra a gripe seja feita todos os anos. Isso se deve ao fato de que a proteção vai diminuindo ao longo dos meses e de que diferentes tipos de vírus Influenza circulam a cada ano, o que faz com que, em cada campanha, a vacina tenha uma formulação diferente.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Murilo Rubião
Revoluções inglesas: O que estudar?
Entalpia
O mito do Anel de Giges
Todas as vídeo aulas

Versão completa