Tecido nervoso

Células nervosas

O tecido nervoso possui origem ectodérmica e constitui o sistema nervoso central, responsável pela coordenação das funções dos diversos órgãos.

O tecido nervoso origina-se do tubo neural, onde são formadas duas classes de células, os neuroblastos e os espongioblastos.

Os neurônios são formados a partir da diferenciação dos neuroblastos. As células da glia ou neuróglia são formadas a partir da diferenciação dos espongioblastos.

Os neurônios, ou células nervosas, são células nervosas especializadas em receber e transmitir estímulos nervosos. São formados de um corpo celular ou pericário, de onde partem dois tipos de prolongamento: dendritos e axônio.

Os dendritos recebem mensagens dos órgãos dos sentidos ou de outros neurônios e as passam para um músculo, uma glândula ou outro neurônio.

O axônio é um grande prolongamento especializado em transmitir os impulsos nervosos para outros neurônios ou para outros tipos celulares.

As células da glia ou neuróglia nutrem as células nervosas, sustentam e participam do processo de fagocitose.

A estrutura do neurônio é capaz de receber estímulos e transportar sinais ou impulsos elétricos. Em alguns neurônios o axônio pode atingir até 1m de comprimento. Os nervos são formados por alguns feixes de axônio envoltos por tecido conjuntivo. De acordo com o número de prolongamentos, os neurônios podem ser: multipolares (com vários dendritos e um axônio) e bipolares (com um dendrito e um axônio). Existem cerca de 100 bilhões de neurônios no cérebro.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Patrícia Lopes

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

3 macetes de Matemática que você precisa saber
Células da glia
Solução tampão
Espelhos esféricos: côncavos
Todas as vídeo aulas

Versão completa