Reprodução assexuada

Reprodução por brotamento em uma espécie de hidra

Dentre as características que todos os seres vivos possuem em comum, a reprodução é uma delas, sendo responsável pela perpetuação das espécies e continuidade da vida, desde o seu princípio. Ela pode ser sexuada, quando envolve a união de material genético de indivíduos diferentes, geralmente envolvendo a produção e união de gametas; ou assexuada.

No caso da reprodução assexuada, há a participação de apenas um indivíduo, e temos como produto final seres idênticos, exceto quando ocorrem mutações.


Indivíduos unicelulares se reproduzem por meio de bipartição, também chamada de cissiparidade, ou divisão binária: categoria de reprodução assexuada na qual uma única célula se divide, dando origem a dois indivíduos.

Alguns fungos e algas, em situações ambientais desfavoráveis, formam esporos assexuados. Muito resistentes, permanecem inertes no ambiente, até que tenham condições de se desenvolver. Nesse caso, multiplicam-se por meio de sucessivas divisões celulares, formando uma cópia exata dos indivíduos que os originou.

Nas plantas, multicelulares, é comum a propagação vegetativa, na qual o fragmento de um indivíduo pode criar raiz, e, caso seja separado, forma uma planta independente. 

Entre algumas algas, fungos, plantas e animais, há também o brotamento, que consiste na formação de broto em um indivíduo que, a partir de determinado momento, se solta, passando a ter uma vida independente.

Nos animais, como estrelas-do-mar e planárias, há a também a fissão, na qual fragmentos de um indivíduo se regeneram, formando um novo ser vivo.

Por: Mariana Araguaia

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Senhora | Análise Literária
Incas | Civilizações Pré-Colombianas
Polímeros
Existe vida fora da Terra?
Todas as vídeo aulas

Versão completa