Organização celular

Representação da membrana plasmática.

As células são delimitadas por membranas que possuem certo grau de seletividade, permitindo que tal estrutura tenha, com ressalvas, contato com o meio externo: é a permeabilidade seletiva. Algumas células possuem também outros envoltórios, como o glicocálix e a parede celular, que proporcionam resistência e proteção.

Internamente há o citoplasma, região na qual ocorrem diversas reações químicas relacionadas ao metabolismo. Rico em água, íons e moléculas diversas, é nele que encontramos ribossomos e estruturas temporárias de reserva; além do citoesqueleto e das organelas citoplasmáticas, no caso das células eucarióticas.

Células eucarióticas também se diferenciam das procarióticas pelo fato de nelas encontrarmos o núcleo, delimitado por uma estrutura membranosa: a carioteca; enquanto em organismos procarióticos há uma molécula circular de DNA, o nucleoide, sem delimitações membranosas.

As células são a unidade estrutural de todos os seres vivos, sendo nelas o local em que ocorre a maioria das reações capazes de permitir o funcionamento de todos os organismos vivos. Assim, conhecer a organização celular nos auxilia a compreender com mais eficiência as funções que tal estrutura executa, e como ela interfere, positivamente, na vida dos seres viventes.

Conheça os textos desta seção!

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Organização celular

Últimas Aulas

Como resolver questões de probabilidade no Enem?
Jesuítas no Brasil
Tecido Ósseo
O mito do Anel de Giges
Todas as vídeo aulas

Versão completa