Métodos contraceptivos

O uso da camisinha masculina ou feminina, em todas as relações, é essencial.

Os métodos contraceptivos existem em razão da necessidade da mulher e/ou do casal decidir quando e quantos filhos deseja ter. Tal objetivo não é somente procurado por pessoas do mundo contemporâneo. Registros apontam que os egípcios, há mais de mil anos antes de Cristo, já utilizavam métodos rústicos para evitar a concepção. Graças ao avanço da ciência e da medicina, hoje temos à disposição uma gama deles, permitindo com que sejam adotados aqueles que mais se adaptam às condições do usuário.

É importante frisar que, apesar de ser a mulher quem engravida, ambos os gêneros devem ser responsáveis pela prevenção à gravidez indesejada, assim como de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, cabe ao homem o ato de assumir a paternidade responsável e participar das decisões que envolvam a criança.

Por último, vale ressaltar que, apesar da existência de muitos métodos contraceptivos na atualidade, somente a camisinha feminina e masculina são capazes de prevenir, além da gravidez não planejada, muitas das doenças sexualmente transmissíveis; sendo importante seu uso em todas as relações. Infelizmente, tais métodos não fornecem 100% de eficácia na prevenção de tais problemas, o que mostra também a importância do sexo responsável.

Essa seção foi criada com o objetivo de fornecer informações para serem utilizadas por alunos de Ensino Fundamental e Médio em suas pesquisas escolares e, também, para informar os leitores em geral. No entanto, é importante ter ciência de que nossos textos não substituem uma boa orientação médica.

Boa leitura!

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Métodos contraceptivos

Últimas Aulas

AI 5
Frutos e Pseudofrutos
Movimento circular uniformemente variado
Judith Butler | Mulheres da Filosofia
Todas as vídeo aulas

Versão completa