Identidade Cultural

Embora seja comumente associada a atividades altamente estimadas, a concepção de cultura vai muito além disso. Nossa identidade cultural é o que somos em nosso mundo social.

Nossa identidade cultural é construída a partir de nossa convivência com o outro
Nossa identidade cultural é construída a partir de nossa convivência com o outro

A palavra “cultura” é comumente relacionada a práticas geralmente consideradas de maior “refino” e profundidade intelectual, como a literatura, a arte e a música erudita. Entretanto, devemos entender que não são apenas as atividades que levamos em alta estima que devem ser consideradas como cultura.

Surpreendentemente, a cultura está ligada a uma enorme parte de nossa convivência social. Coisas como nossa linguagem, nossa maneira de agir em uma situação, o que comemos, como nos vestimos e até mesmo como nos vemos, estão diretamente ligadas à nossa formação cultural.

Para a Sociologia, a cultura é o conjunto de características que o indivíduo herda ou aprende em seu convívio social, com sua família e os demais indivíduos que fazem parte do seu dia a dia. Essas características servem para que possamos nos comunicar, de forma a compreender e sermos compreendidos por outros que fazem parte de nossa sociedade, e definem grande parte de nossos valores e normas, determinando o que é e o que não é desejável, em termos de comportamento, em nosso meio social.

A língua portuguesa é uma das heranças culturais que Portugal nos deixou
A língua portuguesa é uma das heranças culturais que Portugal nos deixou

Nossa identidade cultural está diretamente ligada com o que somos e como vemos o mundo. Ela começa a ser moldada no momento em que nascemos e é construída até o momento em que morremos. Os valores e as normas que estão ligados a uma cultura dentro de uma sociedade ou comunidade comum podem variar e até mesmo serem contraditórios: alguns grupos de indivíduos podem basear suas experiências de vida em sua religiosidade, enquanto outros se baseiam em uma visão puramente científica do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante entender que nossa cultura não é algo fixo ou imutável, ela está sempre se moldando de acordo com nossas experiências em sociedade. Autores como o polonês Zygmunt Bauman, julgam que nossa cultura é tão maleável que chega a ser comparada a liquidez da água, que está sempre mudando de forma. A ideia de “liquidez social” de Bauman é formada a partir de observações de vários processos sociais. Entre eles está a chamada “aculturação”, que se dá em meio ao “choque cultural”, onde duas ou várias sociedades de culturas diferentes passam a ter contato e a conviver com suas diferenças. Dentro dessa convivência, características culturais, como a culinária, palavras, ideias ou formas de se vestir de uma são absorvidas pela outra e vice-versa.

O processo de aculturação nos mostra que, em um mundo interligado como o nosso, a ideia de pureza cultural é completamente falsa. Sofremos influências e influenciamos mesmo sem perceber. Por tanto, a noção de que existem culturas superiores ou inferiores é considerada um engano. Falamos apenas em culturas diferentes.

___________________
*Créditos da imagem: Shutterstock.com / Rudra Narayan Mitra


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

 

Por: Lucas de Oliveira Rodrigues

Artigos relacionados

Aparência

Nossa aparência pode passar inúmeras mensagens diferentes para aqueles que nos observam. Entenda mais aqui!

Conceito de ação social em Max Weber

Acesse para obter uma breve explicação acerca da teoria da ação social de Max Weber!

Controle social

Entenda como o controle social age para garantir e normatizar o comportamento do sujeito!

Corpo-seco

Clique no link para conhecer detalhes da lenda do corpo-seco. Entenda as características dessa lenda de nosso folclore e os locais onde ela é comum.

Cultura

Clique aqui e entenda o que é a cultura e como ela funciona. Conheça sua origem, suas características e seus tipos.

Cultura brasileira

Clique aqui e descubra como é a cultura brasileira. Conheça a sua origem e formação, suas principais tradições e saiba como é a cultura brasileira atualmente.

Cultura erudita

Você sabe o que é cultura erudita? Clique aqui e entenda o conceito de cultura erudita. Veja qual é a diferença entre a cultura erudita, a de massa e a popular.

Curupira

Acesse este texto para conhecer o curupira, o guardião da floresta no folclore brasileiro. Veja detalhes sobre a possível origem dessa lenda.

Nacionalismo e identidade

Você se considera patriota? Sua nacionalidade está ligada a mais aspectos de sua vida do que você imagina. Clique aqui e saiba mais!

Papeis sociais

Os papeis sociais são tomados como referência de comportamento. Você entende por quê? Acesse e saiba mais!

Povos originários

Clique aqui para saber quem são os povos originários. Veja exemplos de povos originários do Brasil e do mundo e conheça as suas principais características.

Raça e Etnicidade

Clique para entender as diferenças existentes entre os conceitos de Raça e Etnicidade!

Samba

Acesse este texto e conheça um pouco da história do samba, um dos gêneros musicais mais conhecidos da cultura brasileira e símbolo do nosso país no exterior.

Socialização

Clique aqui e saiba o que é socialização. Conheça seus objetivos, seus tipos e seus agentes. Entenda qual é a sua importância.

Tutu

Acesse este link e leia informações a respeito do tutu, um monstro presente no folclore brasileiro. Entenda o que é o tutu e conheça suas variações regionais.