Pressão Máxima de Vapor

Definição conceitual de pressão de vapor

O equilíbrio dinâmico, por sua vez, é o momento em que as fases gasosa e líquida de uma determinada substância permanecem constantes.

Para entender essa questão, pense em uma poça de água. Sabe-se que com o tempo o volume de água dessa poça irá diminuir até secar totalmente; pois, em virtude da agitação das moléculas, elas acabam por adquirir energia cinética e se desprendem da fase líquida. É o que ocorre também com as roupas que secam no varal.

Porém, em uma garrafa fechada, a água em seu interior não tem seu volume alterado. Isso não significa que a água não evapora em recipientes fechados; o que acontece é que, na superfície do líquido, há a passagem constante de moléculas da fase líquida para a gasosa e vice-versa. Ou seja, a mesma quantidade de moléculas que passa para o estado gasoso volta para o líquido; por isso, o volume permanece o mesmo. Essa constância é o equilíbrio dinâmico.

Processo gradativo da evaporação até atingir o equilíbrio dinâmico.

A pressão de vapor de um líquido não depende da quantidade desse líquido. Observe o exemplo abaixo: no primeiro caso temos um volume menor de água, porém a pressão de seu vapor a 25ºC permanece a mesma:

A pressão de vapor de um líquido não depende da sua quantidade.

Quando o espaço vazio aumenta, as moléculas têm mais espaço para evaporar. Assim, a pressão de vapor permanece a mesma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, existem alguns fatores que interferem na pressão de vapor. Vejamos dois deles:

1. Temperatura – Com o aumento da temperatura, a velocidade de agitação das moléculas também aumenta. Elas ganham mais energia cinética e se desprendem com maior facilidade. Assim, quanto maior a temperatura, maior será a pressão de vapor da substância.

2. Natureza do líquido – Se colocarmos três frascos abertos contendo éter, álcool etílico e água, numa mesma temperatura, veremos com o passar do tempo que o primeiro a evaporar será o éter, posteriormente o álcool e muito depois a água; como pode ser visto no gráfico abaixo.

Gráfico da pressão de vapor de líquidos diferentes.

Isso ocorre porque o éter e o álcool são mais voláteis que a água. Ou seja, eles evaporam com maior facilidade porque a interação entre suas moléculas é menos intensa do que as atrações existentes entre as moléculas de água. De tal modo, de uma substância para outra a pressão de vapor varia.

Relação entre pressão de vapor, temperatura e natureza dos líquidos.

Essa pressão de vapor é medida por um aparelho denominado manômetro e é praticamente desprezível em sólidos. Entretanto, sólidos que sublimam, como o gelo seco e a naftalina, apresentam uma pressão de vapor considerável.

Medindo pressão de vapor com um manômetro de mercúrio

Será que em uma garrafa fechada há água evaporada?

Será que em uma garrafa fechada há água evaporada?

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Por que a água dos radiadores em lugares frios não congela?

Segundo a crioscopia ou criometria, se adicionarmos aditivos na água dos radiadores dos carros, sua temperatura de congelamento irá diminuir.

Ebulioscopia ou Ebuliometria

O estudo da ebulioscopia se concentra no aumento do ponto de ebulição de um solvente quando se adiciona um soluto não volátil.

Influência da Pressão Externa sobre o Ponto de Ebulição

O ponto de ebulição de um líquido varia conforme a pressão externa exercida sobre a superfície dele.

Funcionamento da panela de pressão

Por que os alimentos cozinham bem mais rápido na panela de pressão? Entenda o motivo lendo este texto.

Diagrama de fases

Aprenda o que vem a ser um diagrama de fases, os seus componentes e como avaliar as mudanças de estados de uma substância.

Propriedades Coligativas

As propriedades coligativas são estudadas quando se adiciona um soluto não volátil em um solvente, alterando algumas de suas propriedades físicas.