Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição

O Ponto de Ebulição (PE) de uma substância é a temperatura em que ela passa do estado líquido para o gasoso (ou estado de vapor).

É importante ressaltar que ebulição é diferente de evaporação, pois apesar de ambas serem a passagem do líquido para o gasoso, estes processos se dão de forma diferente. A evaporação ocorre de forma lenta e somente na superfície da substância. Exemplos de evaporação são: a roupa secando no varal e a evaporação de um rio.

Já a ebulição é quando há um aumento da temperatura e as moléculas passam para o estado gasoso de forma tumultuada e em toda a sua extensão. Exemplo: quando se ferve a água em uma panela.

Cada substância tem um valor para o seu PE; o da água é de 100°C ao nível do mar.  Se mudarmos a pressão , não sendo ao nível do mar, este valor muda, ou seja, se aumentarmos a pressão, o PE também aumentará e vice-versa. 

Vale lembrar também que o valor do PE é igual ao do ponto de condensação ou liquefação. O que determinará se está ocorrendo uma ebulição ou uma condensação será a situação, ou seja, se está aquecendo ou resfriando o sistema.

O Ponto de Fusão (PF) é a temperatura em que certa substância passa do estado sólido para o líquido. Seu valor também é igual ao ponto de solidificação, pois é o caminho inverso, ou seja, a passagem do líquido para o sólido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No caso da água, ao nível do mar, seu PF é de 0°C. Alguns exemplos de PF e PE estão listados abaixo:

Ponto de Fusão e de Ebulição de alguns materiais presentes no dia a dia

O PE e o PF são considerados propriedades periódicas, isto é, seus valores crescem ou decrescem na medida em que o número atômico dos elementos químicos aumenta e que não se repete em períodos determinados ou regulares.

Assim, na Tabela Periódica, a variação dos PF e PE pode ser representada conforme a figura abaixo:

Crescimento do ponto de fusão e de ebulição na Tabela Periódica

Por possuir o maior PF (3422°C) entre os metais, o tungstênio (W) é utilizado em filamentos de lâmpadas incandescentes. Uma anomalia, que não segue esta representação periódica feita acima, é o carbono. Ele possui PF= 3550°C e PE= 4287°C; isto ocorre porque este elemento tem a propriedade de originar estruturas formadas por um grande número de átomos.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química.




Videoaula relacionada:

Moléculas de água se agrupando

Moléculas de água se agrupando

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Estados físicos da matéria

Clique aqui e conheça as características dos estados físicos da matéria!

Propriedades da matéria

As propriedades da matéria são caracterizadas pelo seu comportamento quando submetida a agentes externos.

Separação de Misturas Homogêneas

Dos processos de separação de misturas homogêneas, os mais conhecidos são a destilação simples e a fracionada.

Ebulioscopia ou Ebuliometria

O estudo da ebulioscopia se concentra no aumento do ponto de ebulição de um solvente quando se adiciona um soluto não volátil.

Influência da Pressão Externa sobre o Ponto de Ebulição

O ponto de ebulição de um líquido varia conforme a pressão externa exercida sobre a superfície dele.

Como apagar fogo em óleo de cozinha

Não jogue água quando o óleo de cozinha começar a pegar fogo. Veja o porquê e qual é a maneira correta de reagir quando isso acontecer lendo este texto.

Misturas e Substâncias Puras

Conheça quais são os aspectos básicos que diferenciam as misturas das substâncias puras.

Tipos de Misturas

Entenda o que diferencia uma mistura de uma substância e o que são misturas eutéticas, azeotrópicas, homogêneas e heterogêneas.

Propriedades Periódicas e Aperiódicas

Diferença entre propriedades periódicas e aperiódicas e principais exemplos de ambas.

Glicerol

Clique e conheça as características, os métodos de obtenção e as principais utilizações do glicerol, também conhecido como glicerina.

Diagrama de fases

Aprenda o que vem a ser um diagrama de fases, os seus componentes e como avaliar as mudanças de estados de uma substância.

Mudanças de estado físico da matéria

Clique aqui e entenda como ocorre as mudanças de estado físico da matéria.