Propriedades da matéria

As substâncias possuem algumas propriedades que podem ser comuns as de outras substâncias ou que podem diferenciá-las. Por exemplo, o limão e a laranja são substâncias ácidas; esta é então uma propriedade comum entre tais frutas, no entanto, o cheiro de ambas é bem característico de cada uma.

É muito importante determinar essas propriedades. Por exemplo, se ocorrer um assassinato, a fim de se identificar o autor são coletadas pistas, como substâncias presentes no local do crime, e são feitos cuidadosos experimentos para identificar essas substâncias e assim relacioná-las ao criminoso. Assim, por meio de suas propriedades, identificam-se substâncias presentes em alimentos, medicamentos, substâncias tóxicas, tecidos de roupas, entre outros.

As propriedades dos compostos são caracterizadas pelo comportamento deles quando submetidos a agentes como calor, luz, contato com outras substâncias, etc.


Existem vários tipos de propriedades, entre elas temos as apresentadas e explicadas abaixo:

Propriedades Gerais

São aquelas propriedades apresentadas por todas as substâncias, como massa e extensão.

Propriedades Funcionais

As substâncias que pertencem a um mesmo grupo funcional (como os ácidos, as bases, os sais e os óxidos) possuem propriedades que se repetem entre elas. Por exemplo, as substâncias do grupo ácido costumam ter sabor azedo, enquanto que as do grupo básico possuem em comum o sabor adstringente e cáustico.

Propriedades Específicas

São as propriedades que cada substância individualmente apresenta. As principais propriedades específicas são: físicas, químicas e organolépticas. Vejamos cada uma delas:

Propriedades Físicas

Dizem respeito a características inerentes ou particulares, que independem da transformação da substância com outras. São fenômenos de medidas físicas, como a densidade, os pontos de fusão e ebulição, o calor específico, a solubilidade, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por exemplo, o ponto de ebulição do éter não é o mesmo que o do óleo lubrificante para automóveis. O éter tem a propriedade física de se evaporar facilmente, enquanto que com o óleo isto não ocorre.

Essa propriedade é muito importante principalmente para a identificação das substâncias.

Propriedades Químicas

São aquelas relacionadas às transformações químicas que as substâncias sofrem, ou seja, são transformações que alteram as suas constituições. Por exemplo, o ferro enferruja, no entanto, isso dificilmente ocorre com o ouro. Outro exemplo: o álcool sofre combustão, a água não.

O álcool e a água, apesar de serem bem parecidos visualmente, podem ser distinguidos por suas propriedades químicas distintas, como a propriedade da combustão.

Propriedades organolépticas

São aquelas que percebemos pelos nossos sentidos, como o sabor, o cheiro, o odor e a cor. Por exemplo, podemos distinguir um anel de ouro de um de prata simplesmente pela cor.

No entanto, apesar de serem úteis, essas propriedades nem sempre podem ser utilizadas para a identificação de determinados compostos. Como não sabemos de que material se trata, não podemos cheirá-lo ou ingeri-lo, pois tais ações podem ser potencialmente tóxicas e fatais.




Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Um químico consegue identificar determinada substância por meio de suas propriedades

Um químico consegue identificar determinada substância por meio de suas propriedades

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Conceitos fundamentais de Química

Conheça alguns conceitos fundamentais de Química, como: o que é matéria, energia e transformações da matéria. Com isso, passe a compreender melhor o que essa ciência estuda.

Unidades de Medida Usadas em Química

Entenda tudo sobre as grandezas massa, temperatura, volume, densidade e pressão, além de conhecer suas unidades de medida no Sistema Internacional.

Misturas e Substâncias Puras

Conheça quais são os aspectos básicos que diferenciam as misturas das substâncias puras.

Transformações da matéria

Conheça os tipos de transformações da matéria, veja exemplos de fenômenos físicos e químicos e os fatores que identificam as reações químicas.

Tipos de Misturas

Entenda o que diferencia uma mistura de uma substância e o que são misturas eutéticas, azeotrópicas, homogêneas e heterogêneas.

Diferença de densidades

Como calcular a densidades dos sólidos, líquidos e dos gases.

Densidade

Saiba mais sobre a densidade, qual é a sua unidade no SI, como calculá-la, como ela é medida, sua importância e aplicação do dia a dia.

Estados físicos da matéria

Clique aqui e conheça as características dos estados físicos da matéria!

Classificação da Matéria

Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.

Fenômenos Físicos e Químicos

Fenômeno Físico é aquele que não altera a estrutura ou a constituição da matéria. E Fenômeno Químico é aquele que altera a estrutura ou a constituição da matéria.

Mudanças de estado físico da matéria

Clique aqui e entenda como ocorre as mudanças de estado físico da matéria.

Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição

Ponto de Ebulição (PE) é a temperatura em que ocorre a ebulição e o Ponto de Fusão (PF) é a temperatura em que ocorre a fusão.

Temperatura

A unidade de medida denominada temperatura se relaciona com o estado de agitação das partículas.

Sistemas homogêneos e heterogêneos

Sistema homogêneo é aquele que apresenta aspecto uniforme em toda sua extensão. E um sistema heterogêneo tem mais de uma fase, sendo descontínuo.