Montagem da fórmula das bases

A montagem da fórmula das bases está diretamente relacionada com a nomenclatura da dessas substâncias e a carga adotada pelo cátion do elemento presente em sua constituição.

Para saber realizar a montagem da fórmula de uma base, é necessário conhecer a definição de uma base inorgânica. Base inorgânica é toda substância que, quando adicionada à água, libera um cátion qualquer e um ânion hidróxido OH-.

A partir dessa definição, podemos perceber que a fórmula de uma base é composta pelo grupo aniônico (OH-), ligado diretamente à sigla de um elemento de natureza metálica (Y). Isso significa que a fórmula geral de uma base apresenta o seguinte padrão:

YOH

Vale ressaltar que a montagem da fórmula das bases depende basicamente de dois fatores:

Observe esses fatores nos seguintes exemplos:

1º Exemplo: Hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio é uma base composta por um elemento químico da família dos metais alcalinos, a qual apresenta NOX fixo (sempre igual a +1), por isso, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 1. Assim, a fórmula do hidróxido de sódio é:

NaOH

2º Exemplo: Hidróxido de magnésio

O hidróxido de magnésio é uma base composta por um elemento químico da família dos metais alcalinoterrosos, a qual apresenta NOX fixo (sempre igual a +2), por isso, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 2. Assim, a fórmula do hidróxido de magnésio é:

Mg(OH)2

3º Exemplo: Hidróxido de zinco

O elemento zinco (Zn) tem NOX fixo (sempre igual a +2), por isso, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 2. Assim, a fórmula do hidróxido de zinco é:

Zn(OH)2

4º Exemplo: Hidróxido de prata

O elemento prata (Ag) apresenta NOX fixo (sempre igual a +1). Por essa razão, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 1. Assim, a fórmula do hidróxido de prata é:

AgOH

5º Exemplo: Hidróxido de alumínio

O hidróxido de alumínio é uma base composta por um elemento químico da família do boro, a qual apresenta NOX fixo (sempre igual a +3). Em razão disso, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 3. Assim, a fórmula do hidróxido de alumínio é:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Al(OH)3

Atenção: Quando a base for formada por elementos que são diferentes da prata, do zinco, ou não pertençam às famílias IA, IIA e IIIA, a quantidade de hidroxilas aparecerá no nome da base (em algarismo romano), como podemos observar nos seguintes exemplos:

1º Exemplo: Hidróxido de ouro I

Nesse caso, temos uma base formada por um elemento da família IB, o que faz com que o número de hidroxilas de sua fórmula seja determinado pela carga desse elemento especificada no nome. Assim, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 1, resultando na fórmula a seguir:

AuOH

2º Exemplo: Hidróxido de titânio II

Essa é uma base formada por um elemento da família IVB, o que faz com o que o número de hidroxilas de sua fórmula seja determinado pela carga desse elemento especificada no nome. Assim, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 2, resultando na fórmula:

Ti(OH)2

3º Exemplo: Hidróxido de crômio III

Essa base é formada por um elemento da família VIB, o que define o número de hidroxilas de sua fórmula pela carga desse elemento especificada no nome. Portanto, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 3, resultando na fórmula:

Cr(OH)3

4º Exemplo: Hidróxido de chumbo IV

Essa base é formada por um elemento da família IVA, o que faz com que o número de hidroxilas de sua fórmula seja determinado pela carga desse elemento especificada no nome. Assim, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 4, resultando na fórmula:

Pb(OH)4

5º Exemplo: Hidróxido de antimônio V

Essa base é formada por um elemento da família VA, cujo número de hidroxilas de sua fórmula é determinado pela carga desse elemento especificada no nome. Portanto, a quantidade de hidroxilas nessa base é igual a 5, resultando na fórmula:

Sb(OH)5





Videoaula relacionada:

Exemplos de fórmulas de bases montadas a partir da combinação entre o metal e grupo OH

Exemplos de fórmulas de bases montadas a partir da combinação entre o metal e grupo OH

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos relacionados

Bases

Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação iônica liberando o ânion OH-.

Bases mais comuns no cotidiano

Neste texto, você verá quais são as principais bases usadas no cotidiano, seus nomes comerciais, suas aplicações e formas de obtenção.

Classificação das Bases

Conheça como é feita a classificação das bases inorgânicas e veja quais são as mais fortes e as mais fracas.

Equações de dissociação das bases

Aprenda a construir equações de dissociação de bases por meio de alguns exemplos!

Força das bases

Conheça as formas de determinar a força das bases por meio da fórmula química, da nomenclatura ou do grau de dissociação iônico dessas substâncias.

Identificando as bases

Procedimentos para identificar uma base.

Nomenclatura de bases

Segue-se a seguinte regra para a nomenclatura de bases: hidróxido + de + nome do cátion.

Solubilidade das bases

Entenda melhor a solubilidade das bases e aprenda a classificar esses compostos segundo a sua capacidade ou não de se dissolver em água.

Superóxidos

Clique aqui para saber tudo a respeito dos superóxidos, um grupo de substâncias inorgânicas binárias. Confira aqui qual é a composição dessas substâncias, como é feita sua nomenclatura, os produtos formados nas reações que eles realizam e um exercício resolvido sobre o tema.