Substantivo derivado

Substantivos derivados são aqueles cujo nome deriva de outras palavras do próprio idioma. Esse processo de derivação pode ocorrer de diferentes formas, como:

  • prefixal
  • sufixal
  • parassintética
  • regressiva
  • sintética

Leia também: Quais são os substantivos comuns?

O que é substantivo derivado?

O substantivo derivado é aquele cujo nome se origina de outras palavras da própria língua. Ele pode se originar de um substantivo primitivo ou de outro substantivo derivado. Além disso, pode se originar de palavras de outras classificações, como adjetivos ou verbos. Substantivos derivados mantêm o radical das palavras de origem, apresentando, muitas vezes, variação em sua forma e mudança de sentido.

Veja alguns substantivos derivados:

palavra

primitiva

substantivo

derivado

chuva

chuvisco

pacote

empacotador

som

ultrassom

água

água-viva

mercado

mercadoria

Note que, nos exemplos anteriores, o radical pode se encontrar no início, no meio ou no final da palavra. Isso acontece porque o processo de derivação pode ocorrer de formas diferentes. Vamos entender como a seguir.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de derivação

A derivação pode ser classificada de diferentes formas dependendo de como a palavra derivada se originou: a derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria.

A seguir, veja um pouco mais sobre essas classificações.

  • Derivação prefixal: ocorre com o acréscimo de um prefixo, ou seja, de um pedaço de palavra antes do radical. Ex.: canto → encanto
  • Derivação sufixal: ocorre com o acréscimo de um sufixo, ou seja, de um pedaço de palavra após o radical. Ex.: doce → doceria
  • Derivação parassintética: há acréscimo de prefixo e de um sufixo. Ex.: caderno → encadernação (em + caderno + ção)
  • Derivação regressiva: é a derivação de uma palavra por meio da redução da palavra que a originou. Ex.: chorar → choro (“O choro dele comoveu a todos nós.”)
  • Derivação imprópria: é a derivação em que a forma da palavra permanece a mesma, desde que ocorra uma mudança semântica, isto é, uma mudança de sentido. Ex.: azul (adjetivo) → azul (substantivo) (“Sinto falta do azul das águas do mar.”)
Os substantivos derivados são originados de algum vocábulo do próprio idioma.
Os substantivos derivados são originados de algum vocábulo do próprio idioma.

Diferenças entre substantivo derivado e primitivo

O substantivo primitivo é aquele que não se origina de nenhuma palavra do próprio idioma. É comum que, com base nesses substantivos primitivos, originem-se outros substantivos, que serão os derivados. No exemplo a seguir, “livro” é um substantivo primitivo que gera outros substantivos derivados.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Leia os enunciados e complete as lacunas com um substantivo derivado com base no contexto, respeitando a palavra e o tipo de derivação que se pede entre parênteses.

A) O ________ é essencial para a construção de imóveis. (pedra – derivação sufixal)

B) Estamos muito decepcionados com ele... O que ele fez nos trouxe muito ________. (gosto – derivação prefixal)

C) Há gente capaz de qualquer coisa em busca de ________, mesmo que isso gere problemas de saúde! (magro – derivação parassintética)

Resolução

A) pedreiro

B) desgosto

C) emagrecimento

Questão 2 - (FGV)

Texto 1 - Argumentos contra a redução da maioridade penal

1. A redução da maioridade penal fere uma das cláusulas da Constituição Federal que não podem ser modificadas por congressistas.

2. A inclusão de jovens a partir de 16 anos no sistema prisional brasileiro não iria contribuir para sua reinserção na sociedade.

3. A pressão para a redução da maioridade penal está baseada em casos isolados, e não em dados estatísticos.

4. Em vez de reduzir a maioridade penal, o governo deveria investir em educação e em políticas públicas para proteger os jovens e diminuir a vulnerabilidade deles diante da violência.

5. A redução da maioridade penal iria afetar, principalmente, jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas no Brasil, na medida em que este é o perfil de boa parte da população carcerária brasileira.

(Uol - Cotidiano 19/05/2015 – adaptado)

Entre os substantivos seguintes, retirados do texto 1, aquele que NÃO é formado por meio de verbo é:

A) Constituição

B) pressão

C) inclusão

D) redução

E) população

Resolução

Alternativa E. O substantivo “população” é derivado de outro substantivo: “povo”.

Por: Guilherme Viana

Artigos relacionados

Grau dos substantivos

Atenha-se às características que demarcam este fato linguístico!

O gênero dos substantivos

Apreenda acerca de sua principais características!

Substantivo primitivo

Entenda o que são substantivos primitivos e aprenda com exemplos. Descubra a diferença entre substantivos primitivos e derivados.

Substantivo próprio

Leia este artigo sobre os substantivos próprios, tipo de substantivo concreto que atribui nomes aos seres, lugares e instituições particularizando-os.

Substantivos coletivos

Interaja-se com as particularidades que lhes são inerentes!

Substantivos comuns

Saiba mais sobre o substantivo comum, o qual nomeia objetos e seres sem particularizá-los.