Substantivos comuns

Os substantivos comuns nomeiam objetos e seres que reúnem características inerentes a sua classe sem particularizá-los.

Os substantivos são a classe de palavras que dá nomes aos seres animados e inanimados de modo geral e são classificados em concretos e abstratos. Os substantivos concretos são classificados em comuns ou próprios, incluindo, também, os coletivos. Com relação à forma, os substantivos concretos podem ser simples ou compostos, primitivos ou derivados.

Substantivo comum

Segundo Evanildo Bechara, o substantivo comum é o que se aplica a um ou mais objetos particulares que reúnem características inerentes a dada classe: homem, mesa, livro, lua, fevereiro, segunda-feira... Os substantivos comuns referem-se aos seres ou objetos de maneira genérica, e não individual. Observe o exemplo:

Os cachorros são mais bravos à noite.
Substantivo comum

Note que o substantivo comum cachorros não particulariza o ser, pois se refere à espécie de maneira geral. Diferentemente do que ocorreria se, no lugar do substantivo comum, houvesse a particularização do ser com um substantivo próprio. Veja:

Totó e Bidu são mais bravos à noite.
Substantivo próprio

Agora, para que possa observar a grande quantidade de substantivos comuns na Língua Portuguesa, leia o trecho do texto “O reino das cebolas”. Observe que os substantivos comuns são destacados na cor rosa e os substantivos próprios são destacados na cor azul:

Foi no final dos anos sessenta. Tenho certeza absoluta porque lembro de todo mundo amontoado na sala de visitas de nosso apartamento, a mãe estourando pipocas na cozinha, a tela da Philips tinindo em preto e branco e lá, na imagem em monocromo, o homem pisando na lua pela primeiríssima vez. A conquista do espaço tivera início, preconizava meu pai, e a mãe, parada na porta com o bacião cheiroso apoiado sobre a barriga, boquiaberta de ver o futuro acontecendo na própria sala, sequer atinava que as pipocas esfriavam. Nós, os filhos e as visitas, tampouco atinamos. Ver as coisas que ainda não eram sempre havia sido, e sempre seria, prerrogativa de meu pai. Naquela noite, eu, meus dois irmãos, os gêmeos do primeiro andar e Luiz, filho do zelador, fizemos planos, muitos, celebrando as coisas que haveriam de ser e que nós nem sabíamos quais seriam.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(MOSCOVICHE, Cíntia. O reino das cebolas. Porto Alegre: L&PM, 2002. p. 48.)

Como você pôde observar, os substantivos comuns aparecem com mais frequência nos textos do que os substantivos próprios, já que os substantivos próprios nomeiam seres particulares, únicos entre aqueles de uma mesma espécie.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Os substantivos comuns nomeiam objetos e seres que reúnem características inerentes a sua classe

Os substantivos comuns nomeiam objetos e seres que reúnem características inerentes a sua classe

Por: Luciana Kuchenbecker Araújo

Artigos relacionados

Grau dos substantivos

Atenha-se às características que demarcam este fato linguístico!

O gênero dos substantivos

Apreenda acerca de sua principais características!

Substantivo derivado

Aprenda mais sobre os substantivos derivados e como eles diferem dos primitivos. Descubra quais são os processos de derivação que formam esse grupo de substantivos.

Substantivo primitivo

Entenda o que são substantivos primitivos e aprenda com exemplos. Descubra a diferença entre substantivos primitivos e derivados.

Substantivo próprio

Leia este artigo sobre os substantivos próprios, tipo de substantivo concreto que atribui nomes aos seres, lugares e instituições particularizando-os.

Substantivos sobrecomuns

Curiosidades da língua portuguesa: Você sabe o que são os substantivos sobrecomuns? Clique e confira!