Ronald Reagan

Ronald Reagan ficou marcado na história norte-americana como presidente do país, sendo eleito em 1980 e reeleito em 1984. Reagan, que teve carreira como ator na década de 1940, ingressou na política na década de 1960, com viés político bastante conservador, e seu governo defendeu o neoliberalismo.

Acesse também: Como funciona a eleição presidencial nos Estados Unidos?

Nascimento e primeiros anos

Ronald Wilson Reagan nasceu no dia 6 de fevereiro de 1911, em Tampico, no Illinois. Reagan veio de uma família simples, sendo que seu pai era um vendedor de sapatos. Os nomes de seus pais eram John Edward Reagan e Nelle Wilson Reagan. A família Reagan completava-se com seu irmão mais velho, John Neil Reagan.

Grande parte da infância e adolescência de Reagan foi vivida em Dixon, também em Illinois. Lá ele estudou o Ensino Médio na Dixon High School. Em 1929, Reagan se mudou para Eureka, a fim de estudar na Eureka College, universidade que frequentou até o ano de 1932, quando se formou.

Carreira profissional

Depois de formar-se, Reagan conseguiu emprego como narrador de eventos esportivos. Ele chegou a ser funcionário de duas rádios em Iowa, estado vizinho a Illinois, e destacou-se durante o período em que foi contratado para narrar os jogos de um time de beisebol chamado Chicago Cubs.

Nome de Ronald Reagan na Calçada da Fama, em Hollywood. Reagan foi um ator de sucesso no começo dos anos de 1940.[1]
Nome de Ronald Reagan na Calçada da Fama, em Hollywood. Reagan foi um ator de sucesso no começo dos anos de 1940.[1]

Em 1937, Reagan fez uma viagem para Califórnia, e lá realizou um teste no estúdio da Warner Bros. Ele conseguiu um contrato de sete anos para atuar em filmes produzidos pelo estúdio, e a primeira produção de que ele participou foi Love is on the air, de 1937. No começo dos anos 1940, Reagan se tornou um ator de Hollywood bastante reconhecido.

Quando estava no auge de sua carreira artística, Reagan foi convocado para o exército dos Estados Unidos. O país havia sofrido recentemente o ataque em Pearl Harbor e ingressado na Segunda Guerra Mundial. A miopia de Reagan fez com que ele não fosse para o campo de batalha, sendo direcionado a trabalhos internos.

Depois da guerra, Reagan foi dispensado e nunca mais conseguiu retomar o patamar de sucesso como ator que teve no começo da década de 1940. Em 1947, ele se tornou presidente do sindicato dos trabalhadores de Hollywood, o Screen Actors Guild, permanecendo nessa função de 1947 a 1952 e 1959 a 1960.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O fim dos anos 1940 foi quando surgiu a histeria anticomunista nos Estados Unidos, que desembocou no macartismo. Ronald Reagan foi um dos influenciados por essa histeria, chegando a denunciar trabalhadores de Hollywood por supostamente serem comunistas. Essa perseguição fez com que muitos trabalhadores de Hollywood tivessem suas carreiras destruídas.

O último trabalho de expressão de Reagan antes de tornar-se político se deu na General Electric Theather. Nessa empresa ele fazia discursos motivacionais para a marca e era o anfitrião de um programa de televisão que foi mantido por quase uma década.

Acesse também: Os Estados Unidos tiveram campos de concentração?

Carreira política

Reagan decidiu tornar-se político na década de 1960 e, para isso, ele se filiou ao Partido Republicano em 1962. Desde o final da década de 1940, Reagan havia passado por grandes transformações na sua forma de pensar a política e tornou-se extremamente conservador, anticomunista ferrenho e defensor de iniciativas para a promoção do livre mercado.

Ao tornar-se uma figura de destaque do Partido Republicano, Reagan saiu vitorioso das primárias para a candidatura republicana para o governo da Califórnia. Em 1966, ele derrotou o republicano Pat Brown e, em 1970, foi reeleito após derrotar o democrata Jesse Unruh. Ao todo, Reagan governou a Califórnia por oito anos, em um mandato que se estendeu de 1967 a 1975.

Os oito anos como governador da Califórnia cacifaram Reagan como um dos grandes políticos conservadores dos Estados Unidos. Ele tentou concorrer à presidência pelo Partido Republicano em duas ocasiões (1968 e 1976), mas foi derrotado nas primárias do partido por Richard Nixon e Gerald Ford, respectivamente.

Em 1980, Reagan derrotou George Bush (pai de George W. Bush) e foi escolhido como o candidato republicano para a eleição presidencial daquele ano. Ele disputou duas eleições presidenciais em sua vida e venceu ambas com uma margem folgada. Em 1980, ele derrotou o presidente Jimmy Carter e, em 1984, Walter Mondale, ambos do Partido Democrata.

Leia mais: Guerra do Afeganistão (1979) - governo Reagan a apoiou como forma de enfraquecer a URSS

Governo Reagan

Ronald Reagan foi presidente dos Estados Unidos por oito anos, e, nesse período, seu governo ficou marcado pela implantação de medidas neoliberais, pelo reforço do anticomunismo e pela guerra contra as drogas. Reagan também ampliou os investimentos no exército dos Estados Unidos, e, no término de seu mandato, o endividamento do Estado havia aumentado.

Em 30 de março de 1981, Reagan foi vítima de uma tentativa de assassinato, quando John Hinckley Jr. abriu fogo contra ele. Reagan foi acertado próximo da axila esquerda, passou por uma cirurgia de emergência, mas se recuperou bem. O autor do crime foi inocentado por insanidade e encaminhado para reclusão em uma clínica psiquiátrica.

Durante seu governo, Reagan reduziu impostos e enfraqueceu a legislação trabalhista, por exemplo. Na prática, seu governo conseguiu criar empregos, mas, em geral, eram empregos precarizados e que possuíam salários menores e cargas de trabalho maiores.

Um caso simbólico da pouca disposição de Reagan com os trabalhadores aconteceu em 1981. Nesse ano cerca de 13 mil controladores de tráfego aéreo entraram em greve por melhores salários. A greve foi considerada ilegal, e Reagan deu um ultimato para que os trabalhadores retornassem ao trabalho. Com a recusa da categoria, Reagan autorizou a demissão de cerca de 11 mil trabalhadores.

Paralelamente à redução de impostos, Reagan realizou consideráveis gastos militares, e essa redução, somada aos aumentos dos gastos, fez com que o governo cortasse o orçamento de programas sociais que atendiam a população mais pobre dos Estados Unidos. Na prática, o governo Reagan foi responsável pelo aumento da desigualdade social em seu país.

Vida privada

O casamento de Nancy Davis e Ronald Reagan durou mais de 50 anos, e dois filhos nasceram dessa união.[2]
O casamento de Nancy Davis e Ronald Reagan durou mais de 50 anos, e dois filhos nasceram dessa união.[2]

Ao longo da história norte-americana, os Estados Unidos tiveram apenas dois presidentes que se divorciaram, e Ronald Reagan foi um deles (o outro foi Donald Trump). Reagan casou-se duas vezes em sua vida, sendo que sua primeira esposa era uma atriz chamada Jane Wyman. Com ela, Reagan teve dois filhos: uma filha biológica chamada Maureen e um filho adotivo chamado Michael. Esse casamento se estendeu de 1940 a 1949.

O segundo casamento de Reagan foi com Nancy Davis, também atriz. O matrimônio se estendeu de 1952 a 2004, e dois filhos nasceram da união: Patricia e Ronald. Nancy ficou conhecida por suas opiniões conservadoras, e muitos biógrafos contam da sua influência nas mudanças ideológicas que Reagan teve em sua vida.

O fim do casamento de Nancy e Reagan aconteceu por conta do falecimento de Ronald Reagan, em 5 de junho de 2004, por conta de uma pneumonia.

Créditos das imagens

[1] Hayk_Shalunts e Shutterstock

[2] mark reinstein e Shutterstock

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

Estado de bem-estar social X Estado neoliberal

Veja como o Estado de bem-estar social foi sendo substituído gradativamente pelo Estado neoliberal.

Guerra Fria

Conheça o período histórico que se seguiu após o fim da Segunda Guerra Mundial e que ficou conhecido como Guerra Fria.

Guerra Fria

Conheça melhor as características do pós-guerra e entenda a posterior divisão do mundo entre EUA e URSS.

Guerra da Indochina

Entenda a Guerra da Indochina, que resultou na independência de Laos, Camboja e Vietnã na década de 1950.

Guerra do Afeganistão de 1979

Clique neste link do Alunos Online e tenha acesso a este texto que narra os eventos relacionados à Guerra do Afeganistão de 1979. Entenda quais razões levaram os soviéticos a invadir o Afeganistão em dezembro de 1979 e as consequências desse conflito, que durou uma década.

Guerra do Golfo

Acesse este link do Alunos Online e confira importantes informações sobre a Guerra do Golfo (também conhecida como Primeira Guerra do Golfo). Leia o texto e entenda as razões que levaram o Iraque a invadir o Kuwait em 1990. Veja quais foram as medidas tomadas pelos EUA em represália ao Iraque.

Idade Contemporânea

Clique aqui e conheça os fatos que marcaram a Idade Contemporânea!

Luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos

Saiba mais sobre a luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e entenda como ocorreu a formação de organizações como a do pastor protestante Martin Luther King Jr.

Neoliberalismo

O conceito de neoliberalismo, suas principais premissas e as críticas a ele direcionadas.