O Novo Império Egípcio

Tebas, capital dos faraós durante o Novo Império Egípcio
Tebas, capital dos faraós durante o Novo Império Egípcio

Por volta de 1750 a.C., o Egito sofreu a invasão dos hicsos (povos nômades vindos da Ásia), que penetraram na região pelo istmo de Suez, instalando-se no delta do Nilo. Eles dominaram completamente o território egípcio e reinaram por quase dois séculos, deixando os faraós encarcerados na cidade de Tebas. No entanto, os egípcios reuniram forças e conseguiram expulsar os hicsos, restaurando a unidade política do Egito.

O Novo Império egípcio ou Segundo Império Tebano (1580-1085 a.C.), estabelecido após a expulsão dos hicsos, foi fundamentalmente severo e imperialista. Os faraós mais importantes desse período foram: Tutmés III (1480-1448 a.C.), em cujo governo a extensão do Egito alcançou o Rio Eufrates; Amenófis IV (1377-1358 a.C.), que governou impondo uma grande reforma religiosa que ordenava a adoração ao deus único, Aton, representado pelo disco solar; e Ramsés II (1300-1223 a.C.), o grande conquistador do reino hitita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O período de enfraquecimento político ocorreu logo após a morte de Ramsés II.  Foram curtos os períodos de segurança e união sob o comando de um governo central. A decadência do Novo Império se deu em consequência das grandiosas disputas políticas que envolviam as autoridades sacerdotais, que, em alguns momentos, chegaram a constituir um Estado dentro do Estado, ignorando o poder do faraó. Outra razão foi a dispersão do próprio exército constituído em grande parte por mercenários estrangeiros. Com a falta da unidade militar, o poder estatal ficou arruinado. Desprotegidos militarmente, os egípcios se viram à mercê de constantes invasões dos povos indo-europeus na região do Delta. Assim, o Egito perdeu suas antigas conquistas e seus domínios no Oriente.

Por: Lilian Maria Martins de Aguiar

Artigos relacionados

Anúbis

Clique no link para saber mais sobre Anúbis, importante deus da religiosidade dos egípcios antigos. Conheça seus mitos e origem.

Arte egípcia

Clique aqui e conheça as características da arte egípcia. Saiba como os egípcios entendiam o conceito de arte. Veja um resumo da história da arte egípcia.

Champollion e a Pedra de Roseta

Entenda um pouco mais sobre Champollion e a Pedra de Roseta e saiba como começaram os estudos sobre os hieróglifos dos antigos egípcios.

Deuses do Egito

Clique e conheça os deuses do Egito, as divindades que faziam parte da religiosidade dos egípcios. Conheça os deuses mais importantes!

Hórus

Clique no link para aprender sobre Hórus, importante deus egípcio. Veja alguns símbolos e mitos envolvendo essa divindade e os detalhes do culto a ela.

Olho de Hórus

Clique aqui e saiba mais sobre o olho de Hórus, importante símbolo da religiosidade egípcia. Veja o que representava e qual a sua relação com o deus Hórus.

Religião no Egito Antigo

Conheça algumas características da religião existente no Egito Antigo, como a crença na vida após a morte que tinha grande influência em seu cotidiano.

Set

Clique no link para saber mais sobre Set, um tradicional deus da religiosidade egípcia. Entenda as diferentes visões que os egípcios tiveram desse deus.

Ísis

Clique no link para saber mais sobre Ísis, importante deusa da religiosidade egípcia durante o primeiro milênio a.C. Veja como o culto a Ísis chegou à Grécia.