Antecedentes da Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial: Dois soldados russos com uniforme de gala.*
Primeira Guerra Mundial: Dois soldados russos com uniforme de gala.*

A evolução da ciência e da tecnologia foram características essenciais do século XIX, que foi marcado pelo progresso econômico dos países industrializados europeus. Esse período, que ficou conhecido por Belle Époque (Bela Época),retratou o otimismo da burguesia industrial em relação à obtenção de mais lucros para as suas empresas e a busca dos países ricos pela soberania do poder político mundial.

A Revolução Industrial influenciou muitos empresários a buscarem mais mercados consumidores para os seus produtos e também mão de obra barata para economizar durante a produção. Essas duas necessidades inauguraram a política imperialista, em que os países industrializados da Europa começaram a disputar o mercado mundial.

Essa disputa econômica foi gradativamente aumentando a rivalidade entre vários países, que começaram a se preocupar com a possibilidade de ocorrência de um confronto militar. Países como Inglaterra, França, Alemanha e Itália iniciaram uma corrida armamentista, realizando fortes investimentos em tecnologia bélicasem que existisse necessariamente uma guerra. Este período ficou conhecido pelos historiadores como “Paz Armada”.

O receio de um conflito por questões econômicas fez com que as potências europeias se dividissem em blocos. De um lado, originou-se a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália. Do outro lado, formou-se a Tríplice Entente, integrada por Rússia, França e Inglaterra. Essas alianças aumentaram ainda mais a rivalidade política entre os países e acirraram ainda mais o cenário de tensão que antecedeu a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O desenvolvimento tecnológico de armamentos como submarinos, metralhadoras, aviões, tanques de guerras e gases venenosos encorajaram vários chefes de Estado a declararem guerra ao inimigo. Dessa forma, esse conflito mundial ganhou grande proporção pelo nível militar que as nações envolvidas desenvolveram ao longo do século XIX, que teve como consequência a morte de milhares de pessoas durante os quatro anos de conflito.

*Créditos de imagem: Shutterstock.com e Paul Prescott´s

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Fabrí­cio Barroso dos Santos

Artigos relacionados

Barão Vermelho

Entenda a importância histórica de Manfred von Richthofen, mais conhecido como Barão Vermelho.

Belle Époque

Saiba o que foi a Belle Époque e que relação isso tem com as décadas que antecederam a Primeira Guerra Mundial.

Brasil na Primeira Guerra Mundial

Saiba como ocorreu a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial e entenda por que e como isso ocorreu e que importância teve para a época.

Declínio do Império Otomano

Saiba como ocorreu o declínio do Império Otomano e como, a partir desse declínio, foi formada a atual República da Turquia.

Fascismo

Acesse e veja as principais características do fascismo. Entenda também como Benito Mussolini chegou ao poder na Itália e conheça a Ação Integralista Brasileira.

Tratado de Versalhes

Entenda o Tratado de Versalhes, acordo assinado em 1919 após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Trégua de Natal na Primeira Guerra

Saiba mais sobre a chamada Trégua de Natal na Primeira Guerra, que ocorreu em 1914, primeiro ano do conflito.