O território brasileiro e sua extensão

O Brasil ocupa grande parte da América do Sul
O Brasil ocupa grande parte da América do Sul

O Brasil ocupa o quinto lugar em extensão territorial com 8.515,767,049 km2, sendo superado respectivamente por Rússia, 17.075,400 km2; Canadá, 9.970,610 km2; China, 9.572,900 km2. São poucos os países que possuem territórios de grandes extensões, como é o caso do Brasil, que tem características continentais propiciando o desenvolvimento de uma grande variedade de paisagens, climas, relevos, além dos cinco fusos presentes no território.

O território brasileiro é pouco menor que toda a Europa, a diferença é que o continente Europeu possui 48 países com uma área de cerca de 10.360,000 km. Cada nação possui uma configuração diferente, cada território é determinado por acontecimentos históricos como colonização, independência, lutas religiosas, étnicas entre outras.

Um território organizado politicamente não se limita apenas à parte física (superfície terrestre), ele também abrange uma grande faixa oceânica em toda costa de seu domínio. O território é palco das relações políticas, administrativas, comerciais, que valorizam sua identidade nacional, como a moeda, língua, hino nacional e sua cultura como um todo.

Visualizando um território através de um mapa é possível notar o contorno de cada país, que é definido a partir dos limites territoriais, quando começa um e termina o outro (fronteiras entre países). A grande maioria dos limites territoriais é proveniente, em geral, por meio de acordos e tratados, muitos outros através de conflitos, dessa forma podemos afirmar que os territórios podem ser concebidos de maneira pacífica ou conflituosa.

Existem dois tipos de fronteiras, a artificial que corresponde à construção de um marco que determina os limites entre um território e outro e as fronteiras naturais, o limite dessas é determinado por um elemento da natureza como um rio, montanha etc.

Os territórios podem variar também conforme suas características geográficas, podendo ser contínuo ou descontínuo, o primeiro corresponde a um território que não é fragmentado quanto à superfície terrestre, o descontínuo se refere a territórios fragmentados como, por exemplo, os Estados Unidos que possui parte de suas terras distantes, a Dinamarca possui terras na Groenlândia que são isoladas do restante do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

A posição geográfica do Brasil

As características geográficas do território brasileiro.

Aquífero Guarani

Descubra como funciona um aquífero e conheça um pouco mais sobre o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo.

Biodiversidade no Brasil

O país que abriga a maior biodiversidade do mundo.

Cerrado

Conheça as características do Cerrado e entenda a importância desse bioma para o Brasil e para o mundo.

Conceito de território

Já ouviu falar na expressão “território”, mas não entende o que ela significa? Clique e esclareça suas dúvidas em uma abordagem geográfica sobre o assunto.

Distribuição da água no Brasil

Saiba como ocorre a distribuição da água no Brasil e quais são as áreas que apresentam maior disponibilidade e escassez desse importante recurso.

Fusos Horários do Brasil

Você sabe quantos e quais são os fusos horários brasileiros? Leia e conheça cada um deles!

Os climas do Brasil

As características climáticas do território brasileiro.

Problemas do Pantanal

Problemas do Pantanal, Quais são os problemas do Pantanal, As causas dos problemas do Pantanal, O Pantanal pertence quais estados, Impactos sobre o ecossistema Pantanal.