Fusos Horários do Brasil

Fusos horários são as vinte e quatro divisões da Terra utilizadas para medir o tempo, de forma que cada fuso representa uma hora e apresenta 15º de longitude. O Brasil, desde 2008, possui três fusos horários, conforme podemos observar no mapa acima.

Percebe-se com a observação do mapa que os fusos não seguem as distâncias e as divisões estabelecidas pelas longitudes, pelas quais teoricamente eles são guiados. Isso acontece para adaptar os horários adotados nas diferentes áreas de um mesmo território.

A porção oeste, por exemplo, dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, que deveria se encontrar no fuso -2GMT, encontra-se no fuso -3GMT, para não ficar com uma hora de diferença em relação à maior parte do país. O nome desse tipo de convenção, utilizada para adaptar os fusos horários, é hora legal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O primeiro fuso horário do Brasil (-2GMT) encontra-se em duas horas de atraso em relação ao Meridiano de Greenwich e abrange algumas ilhas pertencentes ao território brasileiro, como Fernando de Noronha, Atol das Rocas e outras.

O segundo fuso horário do Brasil (-3GMT) é o fuso oficial do país, uma vez que nele se encontra a maior parte do território brasileiro e a capital Brasília. Encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich.

O terceiro fuso horário do Brasil (-4GMT) abrange metade do Pará e os estados de Roraima, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Acre, que antes fazia parte do fuso -5GMT, juntamente à parte do Amazonas, desde 2008, também se encontra no fuso -4GMT.

_______________________

¹ Fonte da Imagem: IBGE

Mapa com os três fusos horários brasileiros.¹

Mapa com os três fusos horários brasileiros.¹

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Coordenadas Geográficas

Aprenda a localizar qualquer ponto da Terra através das latitudes e longitudes!

Horário de verão

Entenda por que existe o horário de verão, quais são as suas origens e também por que nem todos os estados brasileiros mudam os seus relógios nessa época.

A posição geográfica do Brasil

As características geográficas do território brasileiro.

O território brasileiro e sua extensão

O território brasileiro e sua extensão, Os aspectos do território brasileiro e dos demais países, Os tipo de fronteiras, Como se forma o Território brasileiro e dos demais países, fronteira artificial e fronteira natural, território contínuo e descontínuo.