Distribuição da água no Brasil

A distribuição da água no Brasil ocorre de maneira desigual: há regiões pouco habitadas e com grande disponibilidade hídrica e regiões com escassez desse recurso.

O território brasileiro encontra-se privilegiado quando o assunto é a disponibilidade de água: 12% de toda a água doce disponível para consumo no planeta encontra-se no território brasileiro, que possui o maior rio do mundo em vazão – o Rio Amazonas – e também dois grandes e representativos aquíferos – o Guarani e o Alter do Chão. Mas isso não necessariamente significa que a totalidade do território conta com água, pois há de se considerar a distribuição da água no Brasil.

Em termos naturais, os recursos hídricos não são bem distribuídos no país, ou seja, há uma disponibilidade irregular quando comparamos as diferentes áreas. A região Norte, por exemplo, apresenta quase 70% de toda a água doce do país, além de também possuir a maior quantidade de rios preservados, haja vista que se trata da região com as menores taxas de urbanização e densidade demográfica.

Se observarmos os dados de disponibilidade hídrica per capita para cada uma das unidades federativas, podemos visualizar melhor como esse recurso encontra-se mal distribuído. A seguir, temos o ordenamento dos estados conforme essa disponibilidade, medida em m3 de água para cada habitante no período de um ano:

Riquíssima disponibilidade de água (mais de 20.000 m³/hab/ano): Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Muito rica disponibilidade de água (mais de 10.000 m³/hab/ano): Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

Rica disponibilidade de água (mais de 5.000 m³/hab/ano): Espírito Santo e Piauí

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Situação adequada em disponibilidade de água (mais de 2.500 m³/hab/ano): Bahia e São Paulo.

Pobre em disponibilidade de água (menos de 2.500 m³/hab/ano): Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Situação crítica (menos de 1.500 m³/hab/ano): Paraíba e Pernambuco.

Se considerarmos apenas a disponibilidade de água por região em termos proporcionais, teremos a seguinte relação:

Região Norte: 68%

Região Centro-Oeste: 16%

Região Sul: 7%

Região Sudeste: 6%

Região Nordeste: 3%

Como já ressaltado, a região Norte é a que mais possui recursos hídricos e, no entanto, é a menos habitada, com apenas 7% da população brasileira. A região Nordeste, por sua vez, é a que possui menos água, lembrando que esse recurso encontra-se mal distribuído também dentro da região, concentrando-se mais nas áreas litorâneas da Zona da Mata e também no Meio Norte. Já as regiões Sul e Sudeste contam, igualmente, com um montante bastante limitado ao passo em que seus níveis de consumo são bastante acentuados.

Historicamente, uma boa parte da região Nordeste, sobretudo a região do Polígono das Secas, sofre com as secas que se sucedem ciclicamente, embora existam projetos que possam atenuar o problema. Recentemente, a falta de água também afetou a região Sudeste e, em maior grau, a região metropolitana de São Paulo, causando uma grave crise hídrica que vem afetando a vida de mais de 20 milhões de pessoas.

A disponibilidade de água no Brasil não ocorre de maneira homogênea

A disponibilidade de água no Brasil não ocorre de maneira homogênea

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

A posição geográfica do Brasil

As características geográficas do território brasileiro.

Aquífero Guarani

Descubra como funciona um aquífero e conheça um pouco mais sobre o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo.

Ação da água sobre o relevo

Entenda a função, o impacto e a importância da ação da água sobre o relevo.

Cerrado e as águas do Brasil

Entenda por que a relação entre o Cerrado e as águas do Brasil faz com que ele seja chamado de “a caixa d'água do Brasil”!

Conflitos pela água

Os conflitos pela água geram preocupações no cenário geopolítico atual. Entenda algumas questões relacionadas à disputa desse importante recurso natural.

Crise da Água no Brasil

Entenda a crise da água no Brasil, as suas principais causas, efeitos, regiões atingidas e as possíveis soluções para esse problema.

Desperdício de água

Veja quais são as principais atividades responsáveis pelo desperdício de água e os impactos desse problema para a sociedade.

Distribuição da água pelo mundo

Confira uma análise a respeito da distribuição da água pelo mundo e entenda como esse recurso vem ganhando um caráter cada vez mais estratégico.

O que causa a escassez hídrica?

Entenda quais são os principais fatores antrópicos responsáveis pela escassez hídrica nas diversas localidades.

O território brasileiro e sua extensão

O território brasileiro e sua extensão, Os aspectos do território brasileiro e dos demais países, Os tipo de fronteiras, Como se forma o Território brasileiro e dos demais países, fronteira artificial e fronteira natural, território contínuo e descontínuo.

Países com escassez hídrica

Você sabe quais são os principais países com escassez hídrica e as regiões do mundo mais afetadas? Leia e confira!

Polígono das Secas

Clique aqui e descubra o que é o Polígono das Secas e quais são suas características. Veja também quais estados brasileiros fazem parte dessa região.

Práticas que mais consomem água

Quais são as práticas que mais consomem água? Será que o desperdício da população é o maior responsável? Descubra!