5 de maio — Dia Mundial da Língua Portuguesa

5 de maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa desde que, no final de 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) decidiu homenagear a cultura de países em que o português é a língua oficial. A partir de então, o mundo rende homenagens à língua portuguesa nessa data.

É, portanto, uma oportunidade que os países de língua portuguesa têm para promover sua cultura além de suas fronteiras. Assim, divulga-se os seus livros, filmes, músicas e outros produtos culturais, de forma a valorizar aquela que não é só a língua de Camões (1524-1580), mas também de Machado de Assis (1839-1908), Mia Couto e tantos outros artistas.

Leia também: 23 de abril — Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Qual a origem do Dia Mundial da Língua Portuguesa?

Os países de língua portuguesa estão culturalmente unidos pelo seu idioma.
Os países de língua portuguesa estão culturalmente unidos pelo seu idioma.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura escolheu o 5 de maio para ser o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Essa decisão foi tomada em 25 de novembro de 2019, na 40a Conferência Geral. Assim, o objetivo da organização era celebrar a língua portuguesa e a cultura dos países que têm esse idioma como oficial.

A Unesco tomou tal decisão em consideração ao fato de que nove países-membros da organização têm o português como língua oficial, um idioma falado por mais de 265 milhões de indivíduos. Além disso, por meio dessa data, a Unesco pretende, todos os anos, incentivar a conservação desse idioma e promover a aproximação cultural e o diálogo entre os povos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que se comemora no Dia Mundial da Língua Portuguesa?

No dia 5 de maio, o mundo inteiro celebra a língua portuguesa e, portanto, a cultura dos países que têm essa língua como oficial, isto é:

Assim, a diversidade étnica e cultural desses povos é evidenciada.

Dessa forma, mais de 265 milhões de falantes do português são homenageados nesse dia e incentivados a comemorar a data, que é também uma ótima oportunidade para divulgar produtos culturais em língua portuguesa, como livros, filmes e músicas. Afinal, por meio dessas obras, é possível o intercâmbio com outras culturas.

Leia também: 1o de maio — Dia da Literatura Brasileira

Atividades no Dia Mundial da Língua Portuguesa

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, órgãos estatais e instituições de ensino do mundo inteiro são estimulados a realizar atividades que celebrem e valorizem a língua portuguesa, tais como:

  • Lançamento de concurso literário

  • Espetáculos de música

  • Divulgação de livros

  • Lançamento e exibição de filmes

  • Debates, palestras e oficinas

  • Aulas para não falantes de português

  • Sessões de leitura

  • Espetáculos teatrais

  • Conversa com escritores e outros artistas

  • Declamação de poesias

Homenagens ao Dia Mundial da Língua Portuguesa

A língua portuguesa é mundialmente festejada no dia 5 de maio.
A língua portuguesa é mundialmente festejada no dia 5 de maio.

No ano de 2020, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, divulgou esta mensagem em homenagem ao primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa:

“Esta terça-feira, 5 de Maio, assinala-se a celebração do primeiro ‘Dia Mundial da Língua Portuguesa’, cujo intuito é realçar o rico contributo da língua portuguesa para a civilização humana.

A celebração deste primeiro Dia realiza-se como é evidente num contexto particular — o da pandemia da COVID-19 —, que está a levar a humanidade a enfrentar a sua crise mais grave desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Nestes momentos de angústia pelo presente e de dúvidas com o futuro, a língua portuguesa pode ser o fermento de uma nova resiliência, através do poder de evocação e de unidade da cultura.

Numa altura em que, mais do que nunca, precisamos de nos unir, perante um vírus que ignora os passaportes, a língua portuguesa pode assim ajudar a forjar essa ‘solidariedade intelectual e moral da humanidade’ a que se refere a Constituição da UNESCO.

Com efeito, a língua portuguesa constrói pontes entre os povos. Produto de uma história multissecular e transcontinental, o mundo lusófono é hoje o cadinho de muitas culturas, que se enriquecem mutuamente através das suas diferenças. [...]”

Nesse mesmo ano, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, em homenagem ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, afirmou, entre outras coisas, que:

“A proclamação do dia 05 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa é um justo reconhecimento da sua relevância global. Ela própria uma afirmação de diversidade, a língua portuguesa vai se construindo no dia a dia de vários povos, de todos os continentes, num constante enriquecimento da sua multiculturalidade, assumindo um papel fundamental na mobilização do conhecimento, com a presença cada vez mais visível em várias facetas culturais. Adicionando valor nas dinâmicas globais da economia, da ciência e das parcerias internacionais, o português é efetivamente uma língua de comunicação global.”

Contudo, mesmo antes de existir um dia para celebrar a língua portuguesa, grandes nomes da literatura já rendiam homenagens a ela, como Fernando Pessoa (1888-1935):

“Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incomodassem pessoalmente. Mas odeio, com ódio verdadeiro, com o único ódio que sinto, não quem escreve mal português, não quem não sabe sintaxe, não quem escreve em ortografia simplificada, mas a página mal escrita, como pessoa própria, a sintaxe errada, como gente em que se bata, a ortografia sem ípsilon, como o escarro direto que me enoja independentemente de quem o cuspisse.”

Por: Warley Souza

Artigos relacionados

1º de maio — Dia da Literatura Brasileira

Descubra a origem do Dia da Literatura Brasileira e saiba o que se comemora nessa data. Veja também os grandes nomes da literatura nacional.

21 de março — Dia Mundial da Poesia

Descubra como surgiu o Dia Mundial da Poesia. Saiba o que se comemora nesse dia. Além disso, veja 10 grandes nomes da poesia que você precisa conhecer.

23 de abril — Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Entenda por que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Saiba o que comemoramos nesse dia e veja 10 livros que você não pode deixar de conhecer.

25 de julho — Dia Nacional do Escritor

Saiba a origem do Dia Nacional do Escritor e entenda qual é a finalidade desse dia. Veja também os 10 escritores brasileiros que você não pode deixar de conhecer.

31 de Outubro – Dia da poesia no Brasil

31 de Outubro – Dia da poesia no Brasil. Você sabia disso? Confira mais segredos dessa data comemorativa e saiba quem é o autor homenageado!

6 de maio – Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 6 maio. Leia o texto para saber mais detalhes sobre a criação e importância dessa data.

8 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização

Clique e acesse este texto para saber mais sobre o Dia Mundial da Alfabetização. Veja quando essa data foi criada e por que se alfabetizar é importante.