Urocordados

Pertencentes ao subfilo Urochordata, os urocordados são animais marinhos e sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato. Esses animais apresentam notocorda apenas em sua fase larval e têm como principal representante a ascídia, que pode ser encontrada vivendo solitária ou em colônias em todas as regiões do planeta.

Os urocordadossão recobertos por uma túnica constituída de material semelhante à celulose. Nessa túnica encontramos duas aberturas: o sifão inalante e o sifão exalante. No sifão inalante, também chamado de sifão oral, localiza-se a boca do animal, além de ser o local por onde entra a água do mar. Esses animais se alimentam de plânctons, os quais são retirados da água através das fendas branquiais. Depois de o alimento ser retido nas fendas branquiais, ele é encaminhado ao estômago através do endóstilo, para em seguida ser levado ao intestino e depois ao ânus. O ânus se abre para uma cavidade chamada de átrio, de onde todos os excretas serão eliminados, através do sifão exalante, que também pode ser chamado de sifão cloacal, e que consiste na abertura por onde sai a água, os resíduos e os gametas do animal.

Nos urocordados, a notocorda está presente apenas na fase larval
Nos urocordados, a notocorda está presente apenas na fase larva

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses animais apresentam sistema circulatório parcialmente aberto, com o coração localizado na região ventral do corpo, bombeando sangue para as fendas branquiais (onde ele é oxigenado) e também para o restante do corpo. O sistema circulatório dos urocordadosfunciona ora em um sentido, ora em outro. Isso acontece porque o coração bombeia sangue para as fendas braquiais, sendo que, depois de algumas contrações, o coração para e começa a bombear sangue para o sentido contrário, em direção aos órgãos do corpo.        

A fase larval dos urocordados apresenta notocorda na cauda. Na fase adulta, eles apresentam um único gânglio cerebral (do qual saem nervos para todas as partes do corpo), que se localiza entre os dois sifões.

A maioria dos urocordados é monoica, com fecundação externa. Todas as espécies realizam reprodução sexuada, sendo que algumas realizam a reprodução assexuada através de brotamento. Na reprodução, os gametas são eliminados e fecundados na água. A partir do zigoto, há o desenvolvimento de uma larva com características comuns a todos os cordados, como tubo neural, fendas branquiais, notocorda, coração e cauda. As larvas dos urocordados são livre-natante e, depois de algum tempo nadando pelas águas, elas se fixam a um substrato e começam a sua metamorfose, quando a cauda e a notocorda desaparecerão.

Os urocordados são animais sésseis que têm como principal representante as ascídias

Os urocordados são animais sésseis que têm como principal representante as ascídias

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Agnatos

Conheça mais sobre os agnatos, classe representada pelas lampreias e peixes-bruxas.

Anfíbios (Classe Amphibia)

Conheça a classificação e características dos anfíbios.

Condrictes

Conheça mais sobre os condrictes, animais com esqueleto cartilaginoso. Alguns de seus representantes são os tubarões e as arraias.

Cordados

Saiba mais sobre as características e o desenvolvimento embrionário dos cordados.

Osteíctes

Saiba quais são as características dos peixes ósseos e quais as diferenças entre osteíctes e condrictes.