Tricomoníase

Trichomonas vaginalis: protozoário responsável pela uretrite não gonocócica.
Trichomonas vaginalis: protozoário responsável pela uretrite não gonocócica.

A Tricomoníase, também denominada vaginite por Trichomonas, ou uretrite não gonocócica, é uma doença sexualmente transmissível, provocada pelo Trichomonas vaginalis: um protozoário oval, anaeróbio e flagelado; cuja presença é responsável por cerca de 20% dos casos de corrimentos vaginais. Além da contaminação por via sexual, a pessoa pode se infectar ao ter contato íntimo com secreções de pessoas acometidas, seja pelo contato direto, ou pelo compartilhamento de roupas íntimas, toalhas, etc.

O período compreendido entre a infecção e o surgimento dos sintomas varia de dez a trinta dias. Nem sempre eles são evidentes, mas, quando tal evento ocorre, no homem provoca ardor e/ou coceira na região da uretra, com secreção; e nas mulheres, há um corrimento bolhoso, de cor amarelo-esverdeada, com forte odor, e dor no baixo-ventre. Em ambos, pode ocorrer dor ao urinar e micção frequente; e o ânus também pode ser acometido. Caso não seja corretamente tratada, pode reincidir; e, a longo prazo, provocar problemas de infertilidade, doença inflamatória pélvica, alguns tipos de cânceres, e problemas relacionados à gestação e parto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O diagnóstico é feito a partir da análise das secreções e/ou material genital ou vaginal; e o tratamento pode ser feito com uso de fármacos, geralmente antibióticos ou quimioterápicos, prescritos pelo médico, ministrados por ingestão oral ou aplicação local. Nesta última situação, é importante que o parceiro sexual também seja tratado e que o casal se mantenha em abstinência sexual, até a cura completa do quadro.

O uso da camisinha, tanto masculina quanto feminina, é a principal maneira de se prevenir tal doença. Além disso, é importante, pelo menos uma vez ao ano, visitar o ginecologista (mulheres) ou urologista (homem), uma vez que esta e outras DSTs podem estar se manifestando assintomaticamente.

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Clamídia

Você já ouviu falar em clamídia? Compreenda mais sobre essa DST clicando aqui!

Doença sexualmente transmissível

Breve descrição sobre as principais doenças que podem ser contraídas sexualmente.

Gardnerella

Saiba mais a respeito da Gardnerella vaginalis e os sintomas que ela provoca em homens e mulheres.

Giardíase, leishmaniose e toxoplasmose

Você sabia que medidas de higiene e saneamento básico podem evitar doenças como giardíase, leishmaniose e toxoplasmose. Confira!

Gonorreia

Entenda sobre essa doença sexualmente transmissível, diagnóstico e tratamento

Pediculose pubiana

Saiba mais sobre a pediculose pubiana e como é feito o tratamento dessa DST.

Sífilis

Doença que pode evoluir para quadro crônico e debilitante, caso não seja devidamente tratada.

Tricomoníase e malária

A tricomoníase e a malária são doenças com características diferentes, porém ambas são transmitidas por protozoários. Conheça mais sobre essas doenças.