Gonorreia

A Gonorreia é uma doença sexualmente transmissível.
A Gonorreia é uma doença sexualmente transmissível.

Gonorreia é uma doença sexualmente transmissível, também é conhecida por uretrite gonocócica e por blenorragia. Afeta principalmente pessoas com baixas condições socioeconômicas, o homem é mais afetado que a mulher, jovens entre 15 e 24 anos são, de modo geral, os mais infectados.

A bactéria causadora da doença é chamada Neisseria gonorrhoeae e foi descrita por Albert Neisser pela primeira vez em 1879. Seus formatos assemelham-se a grãos de feijão. São bactérias aeróbias, ou seja, necessitam de oxigênio para sua sobrevivência, e possuem temperatura ótima de crescimento, entre 35 e 37 º C.

A bactéria Neisseria gonorrhoeae é patogênica, pode infectar a mucosa genital, anal, orofaringe e conjuntiva de recém nascidos, é transmitida pelo ato sexual, no parto normal e até mesmo pelo empréstimo de roupas íntimas, dentre outros. No homem, causa inflamação com corrimento purulento, febre, sensação de dor e queimação durante a micção, além de dificuldade para urinar. Da uretra pode se estender aos outros órgãos reprodutores masculinos. Na mulher, há também corrimento urinário, dificuldades de urinar, podendo se estender para outros órgãos, na maioria das mulheres é assintomático.

O diagnóstico ocorre por meio de análise clínica e laboratorial, utilizando as secreções e por isolamento das bactérias. O tratamento envolve medicamentos, higiene, uso de preservativos, tratamento da pessoa que foi diagnosticada e de seu parceiro. Estudos acerca de vacinas estão sendo efetuados. O uso de medicamentos deve ser realizado por todo o período recomendado, mesmo após o desaparecimento dos sintomas, pois sem essa medida podem ocorrer problemas posteriores como gravidez ectópica, doenças pélvicas e inclusive esterilidade, tanto no homem quanto na mulher.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Giorgia Lay-Ang

Artigos relacionados

Clamídia

Você já ouviu falar em clamídia? Compreenda mais sobre essa DST clicando aqui!

Doença sexualmente transmissível

Breve descrição sobre as principais doenças que podem ser contraídas sexualmente.

Gardnerella

Saiba mais a respeito da Gardnerella vaginalis e os sintomas que ela provoca em homens e mulheres.

Pediculose pubiana

Saiba mais sobre a pediculose pubiana e como é feito o tratamento dessa DST.

Sífilis

Doença que pode evoluir para quadro crônico e debilitante, caso não seja devidamente tratada.

Tricomoníase

Doença sexualmente transmissível que pode surgir de maneira assintomática.